Governo do Estado do Espírito Santo
14/10/2020 18h22 - Atualizado em 15/10/2020 16h53

Policiais civis que concluíram disciplinas para promoção já podem entregar certificados na Acadepol

Os policiais civis que concluíram no mês de setembro as disciplinas necessárias para participar do Curso de Aperfeiçoamento Técnico-Profissional para Habilitação ao Processo Promocional já podem entregar os certificados na Academia de Polícia (Acadepol). No ato da entrega, o policial deverá levar preenchido e devidamente assinado o recibo. 

O curso faz parte das exigências para os policiais civis que desejam participar do processo de promoção em suas categorias. A capacitação está sendo oferecida na modalidade a distância, por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) e tem como objetivos promover o aperfeiçoamento dos policiais civis e ampliar e complementar seus conhecimentos, resultando na melhoria do seu desempenho profissional.

“Dessa forma, o servidor tem condições de realizar as disciplinas on-line, de acordo com a sua disponibilidade”, destacou o diretor da Acadepol, delegado Joel Lyrio.

Ao todo, foram ofertadas 74 disciplinas. Tanto a Lei Complementar nº 657, de 2012, como o Regimento Interno da Acadepol, estabelecem que, para a promoção de 3ª categoria para a 2ª, o policial interessado deverá fazer o módulo de disciplinas com carga horária de 200 horas-aula; de 2ª categoria para a 1ª, o módulo com 240 horas-aula; e de 1ª categoria para especial, o módulo com 360 horas-aula.

“Cada categoria possui um grupo específico de disciplinas e a lista foi publicada nas edições do Diário Oficial do Estado dos dias 04 e 16 de setembro. Por isso, após a conclusão de todas as disciplinas exigidas e a entrega dos respectivos certificados, os mesmos serão analisados para verificar se as disciplinas realizadas estão dentro do rol daquelas exigidas para promoção de cada categoria“, disse o delegado Joel Lyrio.

Todas as disciplinas estão disponíveis na plataforma da Rede EaD, da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), no endereço eletrônico http://portal.ead.senasp.gov.br/homeAlém do cadastro na Segen, o policial interessado em realizar uma das capacitações deve se cadastrar e se inscrever também nos respectivos sites das escolas que estão oferecendo os cursos: o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB); a Escola Virtual do Governo (EVG); a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) e a Câmara dos Deputados.

O diretor da Acadepol explicou que,caso as escolas não disponibilizem para matrícula uma das disciplinas exigidas, o policial poderá se matricular em outra que tenha a mesma carga horária, que seja oferecida pela mesma escola certificadora e que não haja conflito com as disciplinas das próximas categorias a que concorrerá.

Após a análise dos certificados, a Acadepol fará a homologação do resultado do Curso de Aperfeiçoamento Técnico-Profissional para Habilitação ao Processo Promocional e o nome do policial considerado apto no curso será publicado no Diário Oficial do Estado.

 

Texto: Fernanda Pontes

Download - recibo de entrega de certificados

Download - ficha de substituição de disciplina

Download - ORDEM DE SERVIÇO Nº 03-E DE 14 DE SETEMBRO DE 2020

Download - ERRATA

Download - INSTITUI O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Atendimento à Imprensa:

Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard