22/09/2017 10h46 - Atualizado em 25/09/2017 10h43

Policiais civis recebem 6º edição do Programa de Reflexão de Aposentadoria

Policiais civis participaram da 6º edição do Programa de Reflexão de Aposentadoria (PRA), realizada nesta quinta-feira (21), no Auditório Eduardo Ponzo Peres, Chefatura de Polícia, em Vitória. Trinta e cinco servidores – entre policiais civis de diversas categorias – participaram do evento, que teve como objetivo oferecer esclarecimentos referentes ao processo de aposentadoria.

O chefe de polícia, delegado Guilherme Daré, participou da abertura do PRA e falou que a expectativa da aposentadoria é um momento ímpar para o policial civil. “Foi muito bom rever colegas e vê-los planejando a vida após carreira policial. Meus sinceros agradecimentos a eles, que devotaram o seu tempo ao desenvolvimento da instituição e ao bem-estar dos capixabas. Parabenizo também à Divisão de Promoção Social pela iniciativa, com toda certeza a dedicação de nossas psicólogas e assistentes sociais são de grande relevância para esse momento da Polícia Civil”, disse.

A programação contou com a palestra sobre planejamento financeiro, ministrada pela assistente social policial Nísia Inês Arruda de Abreu. O tema foi “Oficina de Orçamento pessoal e familiar".  Saúde e bem-estar também foram discutidos durante a palestra “Atividade física e qualidade de Vida” do professor de educação física Wagner Gomes Marçoli.

O Professor e psicólogo Ronaldo Marangoni realizou uma palestra sobre a construção de qualidade de vida. “Falar sobre esse processo transitório é ajudar nas possibilidades de uma nova identidade”.

Os presentes também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas a respeito da legislação previdenciária com os técnicos do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) que promoveram um sistema de “balcão de orientações”, em que os servidores que estão próximos de se aposentar puderam ser atendidos de forma personalizada e souberam um pouco mais sobre os cálculos dos proventos e a documentação necessária para se aposentar.

Além disso, foram realizadas oficinas que foram conduzidas por integrantes do curso de Psicologia da Faesa, e o Coral “Domingos Martins”, da Polícia Civil, deu o tom do evento, que foi organizado pela Divisão de Promoção Social (DPS) e faz parte da política de valorização do servidor definida no planejamento estratégico da Polícia Civil 2015-2018.

Alguns beneficiados pelo PRA

Delegado Fabrício Bragato, chefe da Delegacia Regional de Colatina. “Estou perto de completar meu tempo de serviço, e o programa foi muito esclarecedor e satisfatório. “A palestra do IPAJM trouxe esclarecimentos muito importantes sobre o tempo de serviço e direito adquirido após o abono permanência”.

Psicóloga aposentada da Polícia Civil. “Já estive dos dois lados porque trabalhei na Divisão de Promoção Social. Hoje, participando do programa vejo o quanto é importante para a nova vida que vamos ter após a aposentaria, o que podemos fazer com o tempo que teremos livre longe do nosso trabalho, esse direcionamento é de grande valia”.

Investigadora de Polícia Celeneh Perim. “É muito satisfatório o PRA, nos ajuda no sentido financeiro e também nos ajuda a perder o medo da aposentadoria. O que fazer com a dependência do trabalho policial que envolve toda a adrenalina do dia a dia, a falta dos amigos de convivência e como substituir tudo isso com outras coisas”.

Divisão de Promoção Social

A Divisão de Promoção Social (DPS) atua no campo da atenção psicossocial a policiais civis. A atuação vai ao encontro de um dos eixos do programa proposto pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que tem como um dos objetivos a formação e a valorização dos profissionais de segurança pública.

Programa de Reflexão de Aposentadoria (PRA)

Desenvolvido pela Divisão de Promoção Social (DPS) da Polícia Civil, o programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos policiais que estão se preparando para a aposentadoria. O Programa de Reflexão para Aposentadoria (PRA) conta com orientação previdenciária, planejamento financeiro, além de reflexões sobre saúde e projeto de vida saudável na aposentadoria.

Paula Lima (27) 99846-1111

Marina Galvêas (27) 98802-3326