Governo do Estado do Espírito Santo
17/09/2019 18h03 - Atualizado em 18/09/2019 09h35

Operação policial recupera refém e prende quadrilha especializada em roubo de cargas na BR 101 em São Mateus

A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Pinheiros e São Mateus, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e a Polícia Militar (PMES) de Pinheiros e São Mateus, autuou em flagrante uma quadrilha especializada em roubos de cargas na BR 101. Os detidos R.C.S., de 40 anos, J. S. A., de 31 anos, e G. M. L., de 42 anos, foram autuados nesta segunda-feira (16), na altura do KM 67 da BR-101, em São Mateus.

Além das prisões, foram apreendidos três veículos dos suspeitos e uma carreta, na qual o motorista era mantido refém, e que continha uma carga de alumínio com o valor aproximado de meio milhão de reais.

O titular da DP de Pinheiros, delegado Douglas Sperandio, informou que a operação foi possível após trocas de informações entre PRFs e PCs de São Mateus e Pinheiros, sobre os diversos roubos de cargas e de veículos que estavam ocorrendo na BR-101 Norte. Os policiais informaram que a quadrilha utilizava dois veículos de passeio para dar suporte às ações criminosas, além de uma carreta para atracar a carga roubada e desviá-la para destino incerto.

“Após as investigações, empreendemos diligências na cidade e localizamos a carreta usada pela quadrilha em um quintal de uma residência, no bairro Pinheirinho, no início do mês, e passamos a vigiar o veículo que já possuía restrição de furto e roubo”, explicou Sperandio.

Após notarem a movimentação suspeita dos carros em direção a São Mateus, policiais civis deduziram que a quadrilha estaria prestes a cometer uma nova ação criminosa na rodovia BR-101.

“Diante deste cenário, os policiais civis e militares de Pinheiros montaram um bloqueio no KM 67, onde conseguiram abordar os carros dirigidos pelos suspeitos. Os veículos vinham à frente da carreta para avisá-la de possível ação policial. A carreta tentou escapar, fugindo do cerco policial, mas foi apreendida pelos policiais próximos a um supermercado da região”, relatou o delegado.

Segundo Sperandio, G. M. L. foi detido, e a vítima, o motorista do caminhão, que estava sendo mantido refém na carreta, foi libertado. Além do detido, um segundo indivíduo participou do crime, mas conseguiu fugir da abordagem portando um revólver.

“A vítima relatou que, após passar pelo pedágio no sentido Linhares/São Mateus, próximo ao KM 79 da BR-101, percebeu que os freios da carreta e do semi-reboque, contendo a carga de alumínio, travaram bruscamente. Com isso, o motorista foi forçado a parar o veículo imediatamente. Em seguida, foi abordado pelos dois indivíduos, sendo um armado, que anunciaram o assalto e embarcaram no veículo”, descreveu.

Sperandio informou, também, que a vítima relatou que os criminosos a obrigaram a deixar a direção do veículo e ficar no banco de trás da cabine, sendo mantido sob a mira de um revólver e recebendo ameaças de morte. Os suspeitos seguiram com o veículo em direção ao Estado da Bahia. Após a prisão, G.M.L confessou o crime. O outro suspeito foi identificado pela Polícia Civil (PCES) e está sendo procurado.

Ainda durante a operação, os policiais civis conseguiram localizar a carreta utilizada pela quadrilha, em meio à vegetação de São Mateus. Foi constatada a restrição de furto e roubo do veículo, em Pedro Canário, no final do mês de junho. Ele foi apreendido e levado ao pátio da PRF, em São Mateus.

R.C.S., J. S. A. e G. M. L. vão responder pelos crimes de roubo com restrição de liberdade, organização criminosa e receptação. Eles foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Mateus.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna

(27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Atendimento à Imprensa

Olga Samara

(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111

Camila Ferreira

(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard