15/03/2017 12h49 - Atualizado em 13/04/2018 17h06

Policiais civis se reúnem para continuar construção de planejamento estratégico da instituição

Dando continuidade às ações para a construção do planejamento estratégico da Polícia Civil para os próximos 10 anos, 30 gestores da instituição participaram, na manhã desta terça-feira (14), do Workshop das Lideranças - Foco e Prioridades da PCES, realizado no Centro de Educação Ambiental (CEA) da ArcelorMittal Tubarão, município de Serra.

Entre os gestores estavam o chefe de Polícia, delegado Guilherme Daré, a corregedora da Polícia Civil, delegada Fabiana Maioral, o superintendente de Polícia Regional Metropolitana, delegado Sérgio de Mello, o superintendente da Tecnologia da Informação e Comunicação, delegado Joel Lyrio, o superintendente de Polícia Regional Sul, delegado Faustino Simões, superintendente de Polícia Regional Norte, delegado Landulpho Lintz, superintendente de Ações Estratégicas e Operacionais, delegado João Calmon e o superintendente de Polícia Prisional, delegado Júlio Cesar de Oliveira. Além deles, havia também delegados, escrivães, peritos, investigadores e agentes de diferentes unidades da Polícia Civil como a Divisão de Repressão aos crimes contra o Patrimônio (DRCCP).

“O objetivo desse novo planejamento é alinhar as diretrizes da nossa instituição, com o atual cenário econômico e social do país e do Estado. Esse processo ajudará a Polícia Civil de hoje a redirecionar o foco, dando as diretrizes para execução da nossa missão de polícia judiciária e vai permitir planejarmos a Policia Civil para o amanhã”, afirmou o chefe de polícia.

Os trabalhos do workshop foram coordenados pela empresa de consultoria em gestão Primvs Inter Pares. “O objetivo dessa reunião foi construir, em consenso, um documento relatando os temas prioritários para melhoria da atuação da Polícia Civil capixaba. Para isso foi necessário contextualizar a cultura organizacional como um intangível relevante para execução do propósito, nivelar os conceitos sobre gestão de pessoas e definir com o grupo os próximos passos para esse crescimento institucional”, afirmou o consultor da empresa Primvs, Riberto Barros de Araújo.

“A ideia é elaborar um planejamento pautado na realidade e focando na inovação de boas práticas gerenciais, por isso é sempre positivo aproveitar os conhecimentos dos nossos gestores na administração pública para podermos enfrentar momentos de crise financeira como esse pelo qual o país e o Estado atravessam”, ressaltou Guilherme Daré.

A capacitação contou com o apoio da Arcelor Mittal Tubarão que ofereceu a estrutura logística para a realização do evento.

Primeira etapa

Em fevereiro foi dado o primeiro passo para a construção do planejamento estratégico da Policia Civil. Cerca de 80 policiais civis se reuniram no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória. A reunião contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia.

Para a realização do workshop, Guilherme Daré informou que foi feito um pré-diagnóstico por meio de entrevistas com superintendentes e delegados que exercem atividades administrativas e operacionais em todas as partes do Estado. “Essa pesquisa teve como objetivo ouvir a opinião dos policiais em relação ao futuro da instituição, quais são as nossas qualidades e sugestões de como podemos melhorar nossos serviços”, disse.

Agente de Polícia Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes