Uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), a Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e a EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, realizada na última quinta-feira (24), identificou em flagrante um furto de energia em um restaurante, localizado no bairro Vila Capixaba, em Cariacica. O responsável pelo estabelecimento acompanhou a operação e foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos e para a adoção das medidas cabíveis.
Os peritos do Departamento de Engenharia Forense, da Polícia Científica, constataram uma ligação direta de energia no estabelecimento, que opera como restaurante, lanchonete e pizzaria.
Durante a inspeção, foi verificado que o local estava consumindo energia sem passar pela medição oficial da distribuidora, o que impossibilitava a leitura correta do consumo e configurava furto de energia. Os técnicos da EDP procederam com a desativação da ligação irregular.
O responsável pelo estabelecimento acompanhou a operação e foi conduzido à Divisão Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP), para prestar esclarecimentos e para a adoção das medidas cabíveis.
Além do processo criminal, o proprietário será responsável, conforme a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), pela cobrança de toda a energia não faturada durante o período da irregularidade, além do custo administrativo.
A EDP destacou que, além de ser uma prática perigosa, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, causando prejuízos à população, que sofre com a falta de fornecimento em suas residências e nas ruas, danos aos equipamentos elétricos e queda na qualidade da energia.
Casos de irregularidades podem ser denunciados anonimamente pelo site da EDP ou pelo telefone 0800 721 0707.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com