20/05/2023 10h28 - Atualizado em 25/05/2023 12h05

Polícias Civil e Militar deflagram 14ª Edição da Operação Caim no norte do Estado

Na manhã dessa quinta-feira (18), as Polícias Civil (PCES) e Militar (PMES) do Espírito Santo deflagram no norte do Estado a 14ª edição da “Operação Caim”, com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão e busca de apreensão, com foco no combate aos crimes de homicídios e tráfico de drogas. A operação resultou na prisão de 14 pessoas e na apreensão de sete armas de fogo, além de carregadores, munições, drogas e dinheiro.

A ação foi realizada nos municípios de Aracruz e Fundão, e comandada pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, e do superintendente Regional Norte, Fabrício Dutra, com a participação da aeronave do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER), de 70 policiais e 22 viaturas.

Do total de 14 presos no balanço final da 14ª fase da “Operação Caim”, em Linhares foram detidos seis estupradores e um homicida. Já nas cidades de Aracruz e Fundão, foram quatro traficantes, um homicida e um estuprador. Foram ainda apreendidas sete armas de fogo, 20 máquinas de cartão de crédito, maconha, cocaína, crack, três balanças de precisão e R$ 435,00 em espécie.

Ao todo, foram cumpridos 51 mandados de busca e apreensão e de prisão, nos municípios de Aracruz, Linhares e Fundão. Em Aracruz, a ação ocorreu nos bairros Sauaçu, Fátima, São Clemente, Praia do Sauê, Vila Nova, Coqueiral, Aldeia Córrego do Ouro, Bela Vista e Nova Conquista. Já em Fundão, a ação se concentrou no bairro Direção. Em Linhares, a ação ocorreu nos bairros Jocafé, Interlagos, Aviso, Santa Cruz, Pó do Shell e no Centro de Linhares.

O secretário Alexandre Ramalho destacou que a “Operação Caim” foi coordenada pela Polícia Civil e busca sempre a integração das instituições. Nesta edição, a PCES e a PMES, de forma bastante integrada, atuou em Fundão, Aracruz e Linhares, cumprindo, aproximadamente, 50 ordens judiciais.

Segundo o superintendente e delegado Fabrício Dutra, a “Operação Caim” veio de uma determinação do delegado-geral José Darcy Arruda, devido à quantidade de mandados determinados para o norte do Estado, após as investigações. “Sob o comando do delegado-geral, a Superintendência de Polícia Região Norte, com todos os seus delegados regionais e municipais, obteve êxito em cumprir as determinações judiciais”, completou Fabrício Dutra.

Balanço final da “Operação Caim” – 14ª Edição

No total de 14 prisões, foram detidos quatro estupradores, um homicida, uma pessoa por tráfico de drogas, duas por posse e porte de arma ilegal de arma de fogo. Na Região de Aracruz e Fundão, foram presos em razão de mandado de prisão um homicida, um estuprador e quatro traficantes. Foram apreendidas sete armas de fogo, vinte máquinas de cartão, além de drogas, como maconha, crack e cocaína.

Aracruz e Fundão:

No total, seis pessoas foram presas, sendo quatro delas detidas em flagrante e outras duas por força de mandado de prisão.  Durante as buscas, foram apreendidas uma pistola calibre .38, além de uma pistola calibre 7.65, um revólver calibre .38, uma espingarda calibre 32, dois carregadores de pistola 380, 151 munições de diferentes calibres, 1,8 quilos de maconha, 410 gramas de cocaína, seis pedras de crack, dois pinos de cocaína, três balanças de precisão, duas sacolas contendo material para embalo de entorpecentes, 24 maquininhas para cartão de crédito e R$ 435,00 em espécie.

Após os procedimentos de praxe, os presos foram conduzidos para o Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA), onde permanecerão à disposição da Justiça.

Região de Linhares:

Em cumprimento aos mandados de prisão, a Polícia deu cumprimento a cinco mandados de prisão de suspeitos que respondem pela prática de crime de estupro, sendo um no bairro interlagos, um no bairro Aviso, um em Rio Bananal, um no bairro Santa Cruz e um suspeito de homicídio preso no bairro Pó do Shell e, com ele, foi apreendida uma arma de fogo calibre 380.

No bairro Santa Cruz, uma pessoa foi presa por tráfico, uma por porte ilegal de arma de fogo no Centro da cidade de Linhares, além de boa quantidade de drogas apreendidas pelo K9 da PMES do Bairro Santa Cruz, sem conduzido. Já no bairro Jocafe, um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo e com ele foi apreendido um revólver calibre 32.

Operação Caim

O nome “Operação Caim” faz referência à história bíblica dos irmãos Caim e Abel, e remonta ao primeiro homicídio que a sociedade teve conhecimento.

Texto: Adriana Nascimento Amaral Policial Civil - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Olga Samara / Marcelo Rosa