02/03/2018 18h16 - Atualizado em 02/03/2018 18h32

Polícias Civil e Militar prendem suspeito de  ser um dos principais fabricantes de armas do Estado

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar resultou na prisão de Y. S. S., de 27 anos, suspeito de ser o fabricante das armas usadas pelos traficantes da região da Grande Terra Vermelha. A operação foi realizada na manhã desta sexta-feira (02) pelas equipes da Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes (Deten), da Delegacia de Delitos de Trânsito, do Grupo de Operações Táticas (GOT) da Polícia Civil e da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar que cumpriram oito mandados de busca e apreensão na região.

“Ele é conhecido como ‘serralheiro’ e segundo a perícia o material apreendido na oficina a dele é exatamente igual ao encontrado nas armas caseiras de calibre 380 que os policiais militares vêm apreendendo na região. Nós acreditamos que ele era o braço armado das organizações criminosas da Grande Terra Vermelha”, informou o titular da Deten, delegado Alberto Roque Peres.

Durante a coletiva de imprensa, o chefe de Polícia, delegado Guilherme Daré, exaltou a integração das ações da Polícia Civil e da Militar. “Essa importante prisão de hoje é mais um resultado do trabalho conjunto entre as Polícias. A segurança pública se torna mais forte quando as instituições que a compõem atuam de forma integrada. Quando nós prendemos um suspeito como esse, além de desarticularmos uma organização criminosa, nós salvamos várias vidas, pois ocorre uma queda na fabricação de armas e munições bem como no conserto delas. Por isso, estamos constantemente tentando localizar esses armeiros”, destacou.

Estiveram presentes também o superintendente de Polícia Especializada, delegado José Darcy Arruda, os delegados titular e adjunto da Deten, delegado Alberto Roque Peres e Diego Bermond, respectivamente, e o responsável pela Delegacia de Armas, Munições e Explosivos, delegado Diego Yamashita.

O superintendente de Polícia Especializada afirmou também que a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Armas, Munições e Explosivos (Dame), já iniciou o mapeamento dos locais ondes essas metralhadoras foram apreendidas. “Vamos fazer um trabalho para descobrir com quem essas armas foram apreendidas e de que forma foi feita a circulação delas aqui na Grande Vitória. Com isso vamos conseguir saber se existe mais algum armeiro ou se ele era o único fornecedor”, informou Arruda.

A operação

Y. S. S. foi detido dentro de sua oficina localizada no bairro Ulisses Guimarães, em Vila Velha. O responsável pelo caso informou que as investigações foram iniciadas em dezembro do ano passado. “Nós já tínhamos conhecimento de onde ele morava, porém, em razão de um conflito entre duas organizações criminosas da região e pelo fato de o suspeito estar fornecendo armas para as duas, ele começou a ser ameaçado e se mudou do local. Porém, no mês passado, nós, juntamente com a equipe da Polícia Militar, descobrimos o novo endereço da residência dele em Ulisses Guimarães, onde hoje nós cumprimos os mandados de busca e apreensão”, informou.

Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na serralheria do suspeito, os policiais encontraram farto maquinário para fabricação de armas e munições, além de moldes e outras peças.  “Entre os materiais apreendidos, o que chamou a atenção do perito que esteve no local foi o tipo do maquinário ali encontrado, entre eles uma prensa, exatamente igual ao que é usado na confecção de armas e munições nas empresas autorizadas”, disse o delegado Alberto Roque Peres.

Além de Y.S.S., os policiais também prenderam R.S., de 28 anos, apontado como o gerente do tráfico de drogas do bairro Morada da Barra. “Ele era o responsável por fazer a venda das drogas na região. As investigações apontam que os dois pertenciam à mesma organização criminosa”, afirmou o delegado Alberto Roque Peres.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes