27/08/2019 20h33 - Atualizado em 27/08/2019 20h41

Programa de Reflexão para a Aposentadoria da PC atende 190 servidores em sua 7ª edição

Neste ano, 35 servidores que integram a Polícia Civil participaram do Programa de Reflexão para Aposentadoria (PRA), que chegou a sua 7ª edição. Delegados, investigadores, agentes, peritos, fotógrafo e familiares participaram do evento organizado pela Divisão de Promoção Social (DPS). O evento ocorreu no dia 20 de agosto deste ano, no Centro de Educação Ambiental da Arcelor Mittal, das 8h às 16h30. No período entre os anos de 2014 e 2017, o Programa atendeu 155 servidores.

“O tema deste encontro foi ‘Aposentar-se não é o fim, mas o início de uma nova caminhada’. O PRA, que foi implementado há oito anos, ajuda o servidor a refletir sobre o que ele irá fazer após a aposentadoria com a programação financeira, da saúde e familiar. É uma fase em que é gerado um novo convívio, então nós os auxiliamos a caminhar. No encontro ocorrem palestras e informações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos policiais que estão se preparando para a aposentadoria”, relatou a chefe da DPS, delegada Inês Angela Loss.

A partir deste ano, o PRA abriu vagas para policiais que já se aposentaram, pelo fato do evento não ter ocorrido na época em que eles passavam por esse processo, ou para aqueles que não tiveram a oportunidade de participar em outras edições.

A investigadora de polícia, Maria Débora de Souza Freire, relatou a importância de palestras de profissionais da saúde e de finanças. “Eu achei interessante porque trouxeram um médico que conversou conosco sobre o sedentarismo e outros temas relacionados à saúde após a aposentadoria. Também tivemos um profissional da área de finanças que nos auxiliou em nossa programação financeira atual e futura. A palestra foi muito interessante, inclusive o palestrante nos ensinou sobre a aplicação do nosso dinheiro”, afirmou.

Advogados do Sindicato dos Policiais Civis (Sindipol) orientaram os servidores sobre os processos da aposentadoria e as possíveis mudanças em discussão, além de outros temas jurídicos. “Nós pudemos fazer perguntas e tirar todas as dúvidas, foi muito esclarecedor”, acrescentou Maria Débora.

Com a equipe do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), os servidores puderam tirar dúvidas sobre licenças, afastamento por invalidez e outros processos. Os participantes também obtiveram assistência de uma nutricionista e de assistentes sociais.

“Eu, como servidora, achei o evento muito válido. Penso que o Programa deve acontecer todo ano. Quando nós chegamos lá, trocamos experiências com colegas que estão com o mesmo tempo de serviço. Achei essa interação muito significativa”, relatou a investigadora.

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes