A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), realiza, neste sábado (18), mais uma ação do Projeto Recupera, voltada à localização, apreensão e restituição de aparelhos celulares furtados, roubados ou extraviados. O objetivo é garantir que os bens sejam devolvidos aos legítimos proprietários, contribuindo também para o combate ao crime de receptação.
Com o intuito de orientar os cidadãos, a SPRM esclarece que as intimações encaminhadas no âmbito do Projeto Recupera podem ser verificadas e confirmadas diretamente pelos canais oficiais abaixo:
Esses números pertencem exclusivamente à equipe da SPRM responsável pela coordenação do projeto. As intimações são enviadas via mensagens de WhatsApp, sempre a partir de números com DDD (27). Em caso de dúvida sobre a autenticidade da mensagem recebida, o cidadão deve entrar em contato apenas pelos telefones oficiais acima informados.
A Polícia Civil reforça que não solicita qualquer pagamento, taxa ou depósito para a devolução de aparelhos recuperados. As confirmações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelos canais oficiais da SPRM. “A divulgação desses contatos oficiais tem o objetivo de oferecer segurança e transparência à população, assegurando que todas as comunicações relacionadas ao Projeto Recupera sejam facilmente verificáveis pelos cidadãos”, destacou o superintendente de Polícia Regional Metropolitana, delegado Ícaro Ruginski.
A PCES orienta ainda que os cidadãos sempre verifiquem se o número de origem da mensagem possui o código de área (27) e confirmem a intimação pelos telefones oficiais da SPRM. Mais informações sobre o projeto e suas ações estão disponíveis no portal institucional da Polícia Civil do Espírito Santo (www.pces.es.gov.br).
O Projeto Recupera é uma operação permanente que utiliza tecnologias avançadas de rastreamento, com o apoio de operadoras de telefonia e integração com outras forças de segurança. Cidadãos que estiverem de posse de celulares identificados como furtados ou roubados são intimados via WhatsApp pelos números oficiais (27) 98824-4647 e (27) 98824-4714, com data, horário e local para comparecimento e devolução voluntária do aparelho.
Com o projeto, o compromisso do Estado é não apenas combater o crime, mas também trazer alívio e sensação de segurança à população — reconhecendo que a perda de um celular vai além do prejuízo material, afetando informações pessoais, profissionais e sociais do cidadão.
Os aparelhos localizados durante as ações do Projeto Recupera serão restituídos às vítimas devidamente identificadas. Essas vítimas serão intimadas por meio dos canais oficiais para comparecer à Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), em mutirões organizados e previamente agendados pelo Governo do Estado.
As equipes do projeto entrarão em contato com os proprietários dos aparelhos, repassando todas as orientações necessárias para a retirada dos itens.
Nos casos em que a restituição não pôde ser feita diretamente às vítimas no momento da ação, os aparelhos foram encaminhados aos Distritos Policiais responsáveis, para posterior devolução mediante comprovação de propriedade.
O cidadão que estiver de posse de celulares identificados como furtados ou roubados será intimado via aplicativo de mensagens, com informações sobre o nome da pessoa intimada, o endereço e telefone da unidade policial, além da data e horário para comparecimento.
O intimado deve portar documento de identificação com foto. Caso a intimação não seja atendida, o cidadão poderá ser procurado por equipes da PCES e responderá pelas devidas implicações judiciais.
Ao realizar a entrega, o cidadão receberá um documento comprobatório de comparecimento e devolução do bem.
Em caso de dúvidas, a PCES orienta que a população busque informações oficiais em suas unidades, acesse o site www.pces.es.gov.br ou entre em contato diretamente com a SPRM, responsável pelo projeto:
Telefones: (27) 3198-5869; (27) 98824-4647 e (27) 98824-4714
Email: sprm@pc.es.gov.br
Endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha, nº 2.290, bairro Santa Luíza, Vitória/ES – CEP 29045-402
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Atenção:A Polícia Civil do Espírito Santo não solicita a entrega de aparelhos em locais que não sejam suas unidades policiais, nem autoriza o recolhimento por terceiros, como motoboys, motoristas de aplicativo ou serviços de entrega.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com