Governo do Estado do Espírito Santo
06/02/2019 16h51 - Atualizado em 06/02/2019 18h12

Projeto social “Meu Parto” atende mais uma família da Polícia Civil

O projeto social “Meu Parto”, desenvolvido pela Polícia Civil por meio da Divisão de Promoção Social (DPS), acompanhou o nascimento do filho da regente do Coral “Domingos Martins”, Suelem Valadão. A mãe foi acompanhada desde o período de gestação pelos profissionais da DPS.

A responsável pela DPS, delegada Inês Ângela Loss, afirmou que o projeto visa realizar o acompanhamento da mulher da gestação até o pós-parto. “Nós damos um espaço de escuta para a mulher durante esse período, realizamos oficinas informativas e vivenciais sobre temas como amamentação, primeiros cuidados, participação dos avós, além do serviço de consultoria em amamentação. Após o nascimento, a mãe vivencia alterações físicas, hormonais e emocionais, e a chegada de um novo membro requer uma reorganização da dinâmica familiar, o que pode ser um desafio. Dessa forma, o objetivo é dar apoio emocional, contribuindo para que a mulher e, consequentemente sua família, vivenciem esse momento da melhor forma possível”, explicou.  

Suelem Valadão nos contou que seu filho, Benjamim, nasceu no dia 25 de janeiro e que ela continua sendo acompanhada pelas psicólogas da DPS. “Na gestação da minha primeira filha tive muitas dificuldades. Ter o apoio das psicólogas do projeto foi extremamente importante durante todas essas fases que vivenciei. Elas me acalmaram e me trouxeram segurança, hoje eu estou vencendo um dia de cada vez. Mas posso afirmar que essa experiência foi melhor do que a minha primeira gestação, principalmente no pós-parto”, relatou.

“Eu também busquei apoio no Banco de Leite do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes. É uma rede de apoio, um grupo ajudando o outro, eu tive muito sucesso na amamentação. Todos os profissionais da Polícia Civil deveriam conhecer o projeto, para saber da importância que é ter apoio durante a gravidez até o nascimento da criança, mesmo não sendo mãe de primeira viagem”, acrescentou Suelem.

A psicóloga e consultora de amamentação, Thais Aguiar, realizou as visitas e acompanhamentos com Suelem durante todo o processo de gravidez e pós-parto. “O projeto está com um novo formato e a Suelem foi a primeira mãe que participou dessa nova fase, na qual oferecemos espaço de escuta. É necessário saber como as mães querem que esse momento seja vivido. Precisamos ouvi-las para trabalhar a qualidade das relações com a rede de apoio.  Durante o processo da gestação e pós-parto podem ocorrer mudanças na rotina da família, ritmo de sono, mudanças físicas e hormonais e até a tristeza materna. Meu papel é  contribuir para que as mães possam viver da melhor forma possível”, explicou.

Projeto “Meu Parto”

      

O projeto “Meu Parto” foi criado pela Polícia Civil, por meio da Divisão de Promoção Social (DPS) em maio de 2016, o objetivo é acompanhar às policiais civis durante toda a gravidez, inclusive durante o parto e no período pós-parto. O lançamento do projeto ocorreu durante uma solenidade do Dia das Mães, que foi realizada na Chefatura de Polícia, em Vitória.

Segundo as idealizadoras do projeto, as psicólogas da Polícia Civil Nathalia Vieira e Maria Teresa Borges, a ideia surgiu a partir da necessidade de se pensar na importância do bem-estar psíquico e social das policiais, tendo em vista que, atualmente, a Polícia Civil conta com um grande número de policiais mulheres que desempenham atividades diversas. “O projeto está em consonância com as atividades já desenvolvidas pela DPS no âmbito da saúde e da valorização dos servidores policiais civis”, ressaltou Nathalia.

“Para o momento do parto, o projeto oferece serviço de acompanhamento, para dar suporte físico, psíquico e emocional à mulher em trabalho de parto. Além disso, após o nascimento do bebê, nós realizamos uma visita com o objetivo de auxiliar a mãe nos primeiros cuidados, com várias orientações às dúvidas que surgirem”, informou Maria Teresa.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Atendimento à Imprensa

Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111

Patrick Pereira - (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard