20/05/2020 20h17 - Atualizado em 20/05/2020 20h36

Suspeito de ameaçar policial aposentado e guarda municipal é preso em operação conjunta

A Divisão Especializada em Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP), juntamente com a Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV), realizou uma operação, no último sábado (16), que resultou na prisão de três suspeitos de integrarem uma organização criminosa atuante no tráfico de drogas em Vila Velha. Entre os detidos, está um homem investigado por proferir ameaças de morte contra um policial civil aposentado e um agente da GMVV.

A investigação começou a partir do registro do Boletim de Ocorrência por parte das vítimas. Ambos relataram que vinham sofrendo ameaças de traficantes, devido ao trabalho de prevenção à violência que desenvolvem junto à comunidade. Ao iniciar os levantamentos, a DRCCP identificou o mandante das ameaças como sendo um homem de 29 anos, com mandado de prisão em aberto.

“O suspeito é líder do tráfico de drogas na região de Boa Vista I e II e Favelinha do Ibes, e assumiu o posto após a prisão do antigo chefe. Ele também foi investigado pela Polícia Federal e tinha um mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas e associação criminosa, fruto desta investigação”, afirmou a titular da DRCCP, delegada Rhaiana Bremenkamp.

A equipe conjunta realizou campana por três dias em um dos endereços que o indivíduo costumava frequentar. No último sábado, ele esteve no local, acompanhado de outros dois homens, cada qual em um veículo. Os suspeitos foram surpreendidos pela equipe e tentaram fugir.

O investigado chegou a invadir um apartamento vizinho e fez a moradora de refém, enquanto os outros tentaram escapar. Os três acabaram detidos. Ao realizar buscas, os policiais encontraram drogas, munições e dinheiro. Além disso, um dos veículos era adulterado.

Os outros dois detidos têm 22 e 23 anos, também fazem parte da organização criminosa e atuavam como seguranças do investigado. O primeiro tem passagens por associação criminosa, roubo e porte ilegal de arma. O segundo, por roubo e homicídio. Os três foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

O detido de 22 anos também responderá por posse ilegal de munição, e o de 23 anos, por posse ilegal de munição e receptação de produto roubado. O investigado, de 29 anos, também foi autuado pelos crimes de cárcere privado e resistência. Todos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV). O inquérito que investiga as ameaças continua em andamento, com o objetivo de identificar os outros envolvidos.

Texto: Camila Ferreira

Agente de Polícia Fernanda Pontes