A Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) é a unidade de elite da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), especializada em operações de alto risco e grande complexidade, que exigem técnica e treinamento avançado como combate em ambiente confinado, patrulha em área de alto risco, utilização de explosivos e conta ainda com atirador designado em seu rol de treinamento específico.
Com equipamentos modernos e viaturas blindadas, a Core participou, nos últimos anos, da prisão de vários criminosos que integravam a lista dos mais perigosos do Estado. Também atuou em operações em outros estados do Brasil, além de ações conjuntas com a Core e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) das Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro.
Fundada há 20 anos como Grupo de Operações Táticas (GOT), passou a se chamar Core em 2018, seguindo a padronização nacional. Atualmente, a Coordenadoria conta com 18 policiais civis, sob o comando do delegado Ricardo Almeida.
Os policiais da Core desempenham funções específicas, como enfrentamento a criminosos armados, intervenções táticas em situações críticas, apoio a operações policiais para cumprimento de mandados de busca e prisão e incursões em áreas de risco.
A unidade segue a tríade fundamental dos grupamentos táticos: “Treinar, Operar e Dar Treinamento”. Os policiais são continuamente capacitados, atuam em campo e compartilham conhecimento com outros profissionais da área de segurança, garantindo excelência operacional e difusão de experiência.
Com a proximidade do concurso da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), que oferecerá 1.052 vagas para Oficiais Investigadores de Polícia (OIP), fica a pergunta: você já pensou em fazer parte da Core?
Fique atento e continue se preparando!
Conheça mais no site oficial: [https://pc.es.gov.br](https://pc.es.gov.br)
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693