O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), junto com a Delegacia do Consumidor (Decon), localizou na manhã desta sexta-feira (09), no município da Serra, um abatedouro clandestino de bovinos, após denúncia anônima recebida por meio do Disque-Denúncia 181 da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). No local um homem manuseava uma carcaça de um animal abatido. O material foi apreendido e, devido ao flagrante, o infrator foi autuado e conduzido à Delegacia para esclarecimentos.
J.J.S.F., 51 anos, foi preso, em flagrante, por abate clandestino de animal. Ele foi encaminhado à justiça e aguarda a fixação de fiança. De acordo com o delegado responsável pela Decon, Wanderson Prezotti, o valor da fiança pode variar entre 10 e 200 salários mínimos. Ele ainda informou que a prática configura crime contra as relações de consumo cuja pena máxima de detenção é de até cinco anos.
Segundo o médico veterinário do Idaf, Agostinho Scofano, a denúncia relatava que os abates ilegais na propriedade rural ocorriam regularmente e os produtos eram encaminhados a um açougue na Serra Sede. A equipe esteve no estabelecimento e recolheu 22 quilos de produtos de origem animal sem nota fiscal e serviço de inspeção. O dono do comércio também foi multado.
Serviço de Inspeção Oficial
A inspeção dos produtos de origem animal é obrigatória, pois é por meio dela que técnicos habilitados observam uma série de normas que garantem a qualidade do produto. Dentre os procedimentos está a verificação de todas as partes do corpo dos animais abatidos, para certificar que o alimento que chega à população está em condições adequadas para o consumo.
Ela é responsável, ainda, pela análise das boas práticas de manipulação dos alimentos, a higiene e o modo correto de estocagem. Com isso, busca-se assegurar que a carne seja proveniente de animais saudáveis, abatidos em locais autorizados, com estrutura adequada e que atenda às normas higiênico-sanitárias.
O consumidor deve comprar apenas produtos que contenham o selo de inspeção oficial municipal, estadual ou federal. A venda de carne clandestina pode ser denunciada no telefone do Disque-Denúncia 181 ou no Ministério Público - 0800 283 9840.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Jória Scolforo
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br