14/02/2011 10h27 - Atualizado em 24/01/2017 00h42

Chefe da Polícia Civil visita Viana

O chefe da Polícia Civil do Espírito Santo, Joel Lyrio, esteve em Viana nesta quinta-feira (10) visitando o município e se apresentando como o novo titular da pasta. Na ocasião, ele participou da reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) com a prefeita Angela Sias, que o recebeu no gabinete dela.

Com a frase “Os números de Viana são animadores”, Joel Lyrio se referiu à queda no número de homicídios nos últimos três anos na cidade. “Viana está numa escala decrescente em assassinatos e outros crimes, isso significa que as ações no município estão concentradas nos pontos de áreas vulneráveis, onde devem ser feitas, e os resultados são positivos”, avaliou.

De acordo com Joel, nos municípios onde há alternâncias – em um ano os índices caem e no outro voltam a subir – quer dizer que não há solidez no trabalho. “No GGIM, grupo que reúne representantes de várias instituições para discutir o combate à violência, as questões vão se aflorando e o resultado final é fantástico, como o que temos visto em Viana”, comentou.

Joel destacou ainda que Segurança Pública não se faz somente com a polícia, mas com toda a população. E é assim que tem sido em Viana, onde a prefeita Angela Sias está empenhada em coibir a violência na região e tem unido forças com a parceria de diversas instituições e vários ramos da sociedade.

Em julho de 2010 ela inaugurou a primeira Base da Polícia Interativa do município, que está beneficiando mais de 20 mil moradores, como os de Vila Bethânia, Morada de Bethânia, Arlindo Villaschi, Soteco, Tanque, Vale do Sol, Areinha e Caxias do Sul, todos incluídos no Projeto Território de Paz, do qual a Base é fruto. Na região, os índices de criminalidade diminuíram 79% desde que o projeto foi implantado.

Para a prefeita, este é um trabalho que precisa da união dos governos federal, estadual e municipal e também da população, que precisa ser parceira nesta luta. “É gratificante saber que a atual Administração está fazendo a parte dela para garantir a segurança dos moradores. Estamos sempre em contato com as autoridades da área e não vamos parar até oferecermos a segurança que o morador merece”.

Para o diretor de Departamento Municipal de Segurança, Norlen Apelfeler, que também responde pela secretaria executiva do GGIM, as visitas ao município do comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Lima, que esteve em Viana no último mês, e do chefe da Polícia Civil, Joel Lyrio, mostram que Viana está na pauta deles. “Esta relação mais direta com os comandos da PM e da Polícia Civil permitirá respostas mais rápidas às demandas do município e o acesso às estatísticas para que possamos pensar em ações que vão minimizar o problema de segurança pública em Viana”.

Menos homicídios
Em janeiro, uma boa notícia foi divulgada pelo Departamento de Segurança de Viana: o número de assassinatos no município caiu pelo terceiro ano consecutivo. Em 2008 foram registrados 51 homicídios; em 2009, 42; e no ano passado 33 mortes entraram na estatística. Os dados apresentam ainda os números dos três anos anteriores a 2008, quando os índices apontavam o crescimento da violência na região com 48 assassinatos em 2005; 65 em 2006 e 77 no ano seguinte.

De acordo com Norlen Apelfeler, para se alcançar o resultado positivo, foi necessária a união dos governos federal, estadual e municipal, que investiram em segurança e contaram com a participação da sociedade para as ações.

Entre as medidas para o sucesso alcançado, ele aponta as ações integradas, projetos como o “Sou pela vida”, “Mulheres da Paz” e “Protejo”, além da implantação na região da Grande Bethânia do “Território de Paz”, que faz parte do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).  “Lá, a Polícia Militar implantou o policiamento interativo e o município recebeu mais equipamentos, como viaturas e motocicletas, além do efetivo ter sido reforçado com mais 30 policiais”.

Novas motos
Em janeiro, as regiões da Grande Vitória atendidas com o projeto “Território de Paz” receberam novas motocicletas para reforçar as ações de policiamento preventivo. Do total de 30 motos, seis seguiram para Viana.

* Texto e foto: Júlio Palassi (Prefeitura de Viana)