01/04/2016 13h00 - Atualizado em 04/06/2019 18h20

Chefe de Polícia assina termo de cessão para construção da nova unidade da Deten

assinatura doacao terreno deten 01 04-001assinatura doacao terreno deten 01 04-001 Nesta sexta-feira (1º), a Polícia Civil avançou em mais uma etapa prevista no planejamento estratégico em relação ao enfrentamento ao tráfico de drogas no Estado. A chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, assinou o termo de cessão do terreno para a construção da nova unidade da Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes (Deten). O terreno foi cedido pela Prefeitura da Serra e a assinatura foi realizada no gabinete do prefeito do município, Audifax Barcellos.

Além da chefe de Polícia, também estiveram presentes o superintendente de Polícia Especializada, delegado Josemar Sperandio e o chefe do Departamento de Administração Geral (Dage), delegado Paulo Cesar Ferreira. O terreno, que possui 1.440,00 m², está localizado no Bairro Praia da Baleia, na Serra. O termo de cessão de uso da área tem duração de 30 anos, prorrogável por igual período, sendo que a construção deve ser realizada em até quatro anos.

De acordo com a chefe de Polícia, o projeto da nova sede da Deten está em fase de elaboração e atenderá as normas de padronização da instituição. “A nova unidade obedecerá às normas de acessibilidade e humanização do ambiente de trabalho e proporcionará melhor acomodação física para as atuais atividades da Deten”, ressaltou.

Com a nova estrutura, Gracimeri acredita que a Polícia Civil dinamizará a metodologia de trabalho em relação ao enfrentamento e prevenção ao tráfico de drogas. “Essas ações permitirão não só mais eficiência policial em relação ao problema do uso e tráfico de drogas no Estado, mas também resultará na diminuição dos índices de homicídios que, em grande parte, são motivados pelo envolvimento com tóxicos e entorpecentes”, destacou.

Para isso, a Deten vai atuar na prevenção em conjunto com o usuário, realizando parcerias com municípios e entidades para tratamento e conscientização do problema. Além disso, vai intensificar as investigações tanto no pequeno tráfico como no tráfico intermunicipal e buscará integração para o enfrentamento ao tráfico interestadual.

assinatura doacao terreno deten 01 04-002assinatura doacao terreno deten 01 04-002
Além do terreno, outra ação já realizada dentro planejamento foi o reforço do efetivo da Deten, que em maio do ano passado, ganhou mais três delegados e mais policiais para compor a sua equipe. Os resultados foram que entre os meses de maio e agosto do ano passado, a equipe da Deten apreendeu quase uma tonelada de drogas em todo o Estado e realizou 50 operações na Grande Vitória que resultaram na prisão de 33 pessoas e apreensão de 12 adolescentes e 16 armas, sendo duas da Polícia Militar.

Para o delegado Josemar Sperandio, uma das maneiras para fortalecimento das atividades da Deten é oferecer aos delegados meios para que eles continuem desenvolvendo um bom trabalho em prol da sociedade capixaba. “Buscamos oferecer as melhores condições para essas unidades. No caso da Deten, estamos estudando um projeto para transformá-la em Departamento. Dessa forma, iremos ampliar as nossas atividades, teremos condições de tratar o usuário firmando mais parcerias, mas mantendo nosso foco: reduzir os homicídios”, afirmou.

Mas não é só na repressão ao tráfico de drogas que a equipe de policiais da Deten atua. Eles também desenvolvem ações para prevenção ao uso e venda de entorpecentes e ajudam no encaminhamento social dos usuários.

Estrutura
Ao chegar à Delegacia, o cidadão será recebido em um ambiente preparado para o atendimento inicial. Uma entrada específica será reservada para as vítimas, testemunhas, policiais, advogados e familiares que necessitarem ter acesso à unidade. A outra entrada será destinada, exclusivamente, para o recebimento dos presos, evitando assim que vítimas e detidos se encontrem no mesmo ambiente.

A nova unidade terá salas de cartórios, investigação e atendimento, além de espaços para armazenamento de produtos apreendidos seguindo as normas de segurança exigidas pela atividade policial. O novo espaço proporcionará aos policiais civis que trabalham na unidade melhores condições de serviço especializado resultando em mais eficiência nas investigações e melhoria na qualidade de atendimento a população serrana e capixaba.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes