Governo do Estado do Espírito Santo
08/03/2012 11h55 - Atualizado em 23/01/2017 18h43

Chefe de Polícia Civil participa de operação no interior do Estado

 

 

 

Nesta quarta-feira (07), o Chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio Junior, participou da operação Siroco, realizada simultaneamente nos municípios de Pinheiros e Pedro Canário, região norte do Estado.

 

A Operação teve início às 5 horas e envolveu, ao todo, 210 pessoas sendo 77 policiais civis, dentre eles equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Gerenciamento de Operações Táticas e Instrução (Nugoti). A Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal, a Secretaria de Justiça (Sejus), o Corpo de Bombeiros (CBMES), o Ministério Público e o Poder Judiciário também estiveram presentes.


Equipes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar bloquearam as estradas que davam acesso às cidades e fizeram abordagens em todas as pessoas e veículos.  Enquanto isso, policiais civis percorriam os municípios dando cumprimento aos 30 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão, a maioria deles contra homicidas.


Para apoiar a ação policial, foram montadas duas bases, sendo uma em São Mateus e a outra em Nova Venécia. Além disso, em Vitória, na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foi montada a Sala de Situação, sob a coordenação do subsecretário Guilherme Pacífico e do secretário Henrique Herkenhoff.


O trabalho fez parte das ações do Grupo Interinstitucional de Trabalho de Segurança Pública e de Justiça, que conta também com a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e da Polícia Federal (PF).

O foco dos trabalhos é o cumprimento de mandados contra acusados de homicídio, tráfico de drogas e foragidos da Justiça. O Chefe de Polícia declarou que operações semelhantes acontecerão em todo o Estado. “Temos certeza que vamos reduzir os índices de criminalidade da região e também em todos os outros municípios do Estado. Essa é a primeira ação e ela será continuada”, declarou Joel.

Resultados


O resultado da Operação Siroco foi divulgado nesta quinta-feira (08), no Palácio Anchieta, em Vitória. Ao todo, doze pessoas foram detidas.


Participaram da coletiva de imprensa o governador Renato Casagrande; o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff; o comandante da Polícia Militar, coronel Ronalt Willian; o Chefe de Polícia, Joel Lyrio; o presidente do Tribunal de Justiça, Pedro Valls Feu Rosa; e o procurador de Justiça, Fernando Zardini.


Em Pedro Canário, um farmacêutico foi detido com posse de drogas. Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, ele terá de assinar um Termo Circunstanciado (TC). Além disso, um vigilante de 33 anos foi preso em flagrante por portar um revólver calibre 38 e munições, na localidade de Cristal do Norte.


Já em Pinheiros, foram realizadas dez detenções, incluindo uma prisão em flagrante por posse de arma e cumprimento de mandado por tráfico de drogas.


Nesse caso, o foco da operação levou ao encaminhamento de uma adolescente e uma senhora à delegacia. Além disso, uma criança de quatro anos foi encaminhada ao Conselho Tutelar. Onde elas estavam foram encontradas: 158 gramas de crack, 162 gramas de pasta base de cocaína, 38 gramas de cocaína e 30 pedras de crack.


Balanço da Operação Siroco

Pedro Canário
2 prisões

Pinheiros
10 prisões


O significado de Siroco

Siroco significa vento quente, asfixiante e empoeirado que sopra na região do Mediterrâneo, especialmente, na Itália, Sicília, Malta e Grécia. Vindo do Norte da África, com origem no deserto do Saara, aparece durante a primavera e o verão.

 


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
dalila.travaglia@pc.es.gov.br
fernanda.pontes@pc.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard