Governo do Estado do Espírito Santo
04/09/2012 19h08 - Atualizado em 23/01/2017 19h46

Chefe de Polícia fala sobre o trabalho da Polícia Técnico Científica em seminário de segurança empresarial

 

 

Nesta terça-feira (04), o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, foi um dos palestrantes do 2º Seminário de Segurança Empresarial realizado pela Petrobras em Vitória.

 

Joel Lyrio explicou a importância da perícia, das provas e também do trabalho dos peritos para as investigações e elucidações dos crimes. “O índice de erro de uma prova pericial é o menor possível, por isso a coleta e a perícia das provas é essencial para o trabalho da Polícia Civil” ressaltou Joel.

Ele também falou sobre a estrutura da Superintendência de Polícia Técnico Científica (SPTC) e explicou a atuação de cada setor, como os laboratórios de Química Legal, de Toxicologia, de DNA, de Balística, de Fonética, de Documentoscopia, de Identificação.

Os avanços alcançados pela Polícia Civil também foram citados durante a palestra do chefe de Polícia. Entre eles está o Laboratório de Fonética que já dispõe de profissionais capacitados para analisar as conversas de qualquer dispositivo móvel de comunicação e identificar as vozes emitidas por ele. “A identificação fonética foi uma grande evolução da Polícia Civil do Espírito Santo. Antes, tínhamos que enviar o material para a Unicamp e aguardar o resultado. Hoje o nosso laboratório já analisa e emite os laudos” esclareceu o delegado.

Outra evolução foi a parceria entre a Polícia Civil, a Petrobras e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por meio do Laboratório de Química,  onde professores e peritos criminais  estão desenvolvendo uma técnica para identificar , por meio da micro-comparação balística e usando a pólvora e o cartucho,  se determinada munição saiu daquela arma de fogo analisada.

Além dessa novidade, há a iniciativa de criar o Afis Civil, um banco de dados com cadastro civil de todas as pessoas que nascem no Estado, seguindo o modelo já existente do Afis Criminal, que  é utilizado pela Polícia Federal e outras polícias do País  que só registram as pessoas que possuem passagens pela polícia.

Os investimentos recentes feitos na SPTC também foram citados por Joel. “Desde o início desta gestão, a Polícia Técnico Científica já recebeu R$ 38 milhões do Governo do Estado. Até 2014 a previsão é de que esse valor chegue à R$ 70 milhões“, afirmou Joel Lyrio.  Ele adiantou que esse dinheiro será aplicado na construção de um novo Departamento de Polícia Técnico Científica, bem como na capacitação dos profissionais. “Nosso compromisso é ter uma perícia com resultados rápidos e certos” encerrou o chefe de Polícia.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
imprensa.pc@pc.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard