Governo do Estado do Espírito Santo
24/06/2014 14h50 - Atualizado em 24/06/2019 19h19

Chefe de Polícia recebe alunos do Projeto Papo de Responsa

chefe papoderesponsa 24 06 001chefe papoderesponsa 24 06 001 Cerca de 80 alunos foram recebidos pelo chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, na manhã desta terça-feira (24), no auditório da chefatura de Polícia, em Vitória. A visita faz parte de uma das etapas do projeto “Papo de Responsa”.

Em seu discurso de boas vindas, o chefe de Polícia ressaltou a importância do projeto na conscientização dos jovens em mostrar o lado social da Polícia Civil. “O Papo de Responsa tem como um das finalidades apresentar o que nós estamos fazendo e mostrar para vocês um lado da Polícia que talvez vocês não consigam enxergar”, enfatizou Joel Lyrio.


Durante a ação, os alunos do 1º ano do ensino médio do SESI de Laranjeiras visitaram os Departamentos de Identificação, de Criminalística e de Medicina legal e participaram de uma palestra ministrada pela perita bioquímica toxicologista, Josidéia Mendonça. “É de suma importância que os alunos conheçam o nosso trabalho e que criem afinidades com a área para que, quem sabe um dia, trabalhem com isso”, disse a perita que explicou que o objetivo da palestra foi aproximar os estudantes ao trabalho da Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil.


Depois da palestra, os estudantes visitaram o laboratório de Papiloscopia e o de Química Legal do Departamento de Criminalística e Toxicologia do Departamento Médico Legal (DML). Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer como é feito um retrato falado no Departamento de Identificação e saber mais sobre a tecnologia do Sistema de Impressão Digital- Afis Criminal.


De acordo com um dos integrantes do projeto, o investigador Rogério Rangel, a etapa que os alunos estão participando é intitulada “Papo no Chão”. “Na próxima etapa acontecerá o papo com a família dos estudantes, na qual saberemos qual a percepção dos pais e como os adolescentes reagiram diante das novas informações”, finalizou a investigadora Danielle Leonel, integrante do projeto “Papo de Responsa”.


Também estiveram presentes as professoras do SESI, Rosana de Castro e Jackeline de Abreu Simões Maia e os integrantes do “Papo de Responsa”, os investigadores Alessandro Da Victoria e Anderson Gonçalves.


Projeto


O Papo de Responsa é um programa de educação não formal, executado pela Polícia Civil do Espírito Santo, baseado nas experiências e ações desenvolvidas durante a execução do mesmo programa pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Por meio da palavra e com atividades lúdicas, o Papo de Responsa visa coibir a violência. Para isso, a polícia estará presente no dia a dia das crianças, aproximando os policiais da comunidade em torno da escola.

As atividades começam a partir do convite feito pela escola interessada em participar do Papo de Responsa. O programa é desenvolvido em três momentos diferentes: Papo de Responsa, Um papo é um papo e Papo no Chão.chefe papoderesponsa 24 06 002chefe papoderesponsa 24 06 002


A primeira etapa, que leva o nome do projeto, é uma conversa entre policiais e alunos a qual tem como foco discutir sobre o tema escolhido junto à direção ou orientação pedagógica. Na maioria das vezes, são temas relacionados com a realidade educacional.


Em um intervalo de 45 dias, os alunos, sob a orientação dos professores, desenvolvem a criatividade e produzem materiais como textos, músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada.


Na segunda fase é “Um Papo é um Papo”, os jovens se tornam os protagonistas. Eles emitem suas opiniões sobre o tema abordado no primeiro encontro e escolhem algumas questões para serem aprofundadas. Nesta etapa, os policiais atuam como mediadores e são responsáveis pelo aprofundamento das questões levantadas pelos alunos.


Um mês após, os policiais retornam à escola e desenvolvem a última fase do projeto, intitulada de “Papo no Chão”, na qual os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão da Academia de Polícia (Acadepol) e trocam ideias relacionadas a questões direcionadas sempre no tema proposto pela instituição.
Em seguida, acontece o papo com a família dos alunos onde os policiais ouvem a percepção dos pais e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.


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