18/10/2012 18h51 - Atualizado em 23/01/2017 19h58

Chefe de Polícia se reúne com pesquisadores para discutir pesquisas envolvendo homicídios

O chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (18), com pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro  (UFRJ), na sede da Polícia Civil, em Vitória.

O objetivo da reunião foi iniciar as discussões para analisar a viabilidade e a realização de projetos de pesquisas que visam se aprofundar nos estudos envolvendo o crime de homicídios no Estado do Espírito Santo.

A reunião contou com a presença do doutor em Sociologia, Michel  Misse,  que é professor do programa de pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ e diretor do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana da universidade e também das professoras do curso de  mestrado em Ciências Sociais  da  Ufes,  Marcia Barros Ferreira Rodrigues  e Maria Cristina Dadalto.

A expectativa do grupo é de que a partir das aprovações dos projetos e das assinaturas dos convênios entre as instituições, as parcerias sejam efetivadas para compartilhamento de dados  e disponibilização dos pesquisadores.

De acordo com Joel Lyrio, a cooperação técnica no estudo do fenômeno  homicídios é uma forma  da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança  e das instituições de ensino darem sua parcela de contribuição no controle da violência e criminalidade por meio das pesquisas cientificas. “Quanto mais estudarmos os fenômenos  que envolvem o homicídio no  nosso Estado, mais poderemos contribuir para diminuir a sensação de impunidade e prestar um melhor serviço” destacou o chefe de Polícia.

Para Michel Misse, os objetivos dos projetos de pesquisa cientifica são  o aprofundamento do conhecimento do assunto que envolvem o perfil das vítimas e do autor e a dinâmica do crime. “Podemos conjugar as várias experiências que estão sendo pesquisadas em  outros estados da federação e também no mundo com a realidade do Estado do Espirito Santo. Detectando, assim, os fatores que fomentam os homicídios aqui, e dessa forma, aumentar a solução dos inquéritos policiais, diminuindo a impunidade e trabalhando políticas publicas de prevenção a esses delitos”,  lembrou Misse.

Entre os presentes estiveram o subsecretario da Secretaria de Estado de Ações Estratégicas (Seae) , coronel Gustavo Debortoli, o promotor de justiça, Pedro Ivo, responsável pelas metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP) no Ministério Público do Espirito Santo, o delegado  da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), José Lopes  e o delegado responsável pela Assessoria de Informações , Jeremias Santos.

Fernanda Pontes - (27) 9728-8448

Natália Magalhães/Dalila Travaglia