Nesta semana, operações realizadas por policiais civis da Delegacia de Nova Venécia e Boa Esperança resultaram na apreensão de quatro adolescentes e na prisão de um homem. Eles são suspeitos de cometerem latrocínios na região.
De acordo com o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Nova Venécia, delegado Jefferson Wagner, G. M. A. P., 19 anos, foi detido nessa quinta-feira (12) em Jaíba, no Estado de Minas Gerais, a mais de mil quilômetros de Boa Esperança, onde cometeu o crime. Ele é suspeito de contar com a ajuda de um adolescente de 17 anos, apreendido na terça-feira (10) em Pinheiros, e de J. O. S., 18 anos, detido por policiais militares em São Gabriel da Palha na última sexta-feira (06).
De acordo com o delegado, eles são suspeitos de matar Tarcísio Milanez, 61 anos, no dia 24 de Novembro. “Eles iriam roubar uma propriedade rural em Boa Esperança, mas chegando ao local perceberam que havia um churrasco com várias pessoas e decidiram roubar uma residência vizinha. Os suspeitos solicitaram, então, um copo de água ao proprietário da casa ao lado e no momento em que a vítima fazia o favor, o roubo foi anunciado. Um dos detidos relatou que o senhor reagiu atirando contra eles com uma espingarda e, por isso, o mataram”, contou Jefferson Wagner. Porém, ele ressalta que as investigações continuam e que não acredita que a vítima tenha reagido, pois nenhum dos suspeitos foi atingido e nenhuma arma foi encontrada na propriedade.
Todos os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia, onde realizaram os procedimentos de rotina. Os adultos responderão por latrocínio consumado e podem ficar presos por 30 anos. Eles foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Mateus. O adolescente poderá ficar internado por três anos. Ele foi transferido para a Unidade de Atendimento Inicial (Unai), em Vitória.
Outras prisões
Três adolescentes, de 13, 16 e 17 anos, foram apreendidos nesta semana também suspeitos de latrocínios. As ações foram realizadas na terça-feira (10) e quarta-feira (11).
Segundo o titular da DP de Nova Venécia, por volta das 20 horas e 30 minutos dessa segunda-feira (09) o adolescente de 17 anos praticou um roubo em uma padaria localizada no bairro São Cristóvão, em Nova Venécia, tendo na posse de uma arma de fogo, atirado no pescoço da vítima Altair Medeiros Alves e roubado o valor aproximado de R$ 700,00 em espécie. "No dia seguinte, a nossa equipe tomou conhecimento que por volta das 05 horas e 30 minutos, três suspeitos aparentando serem adolescentes, também na posse de armas de fogo, atiraram contra um taxista e roubaram o valor estimado de R$ 300,00 e o aparelho celular da vítima. Após investigações descobrimos que o adolescente de 17 anos estava escondido na casa de uma tia no município de São Mateus, e que estava usando o aparelho celular do taxista”, contou o delegado. Jefferson Wagner informou também que os policiais se dirigiram ao local, onde encontraram o adolescente escondido em um viveiro de mudas de café. O adolescente foi apreendido e conduzido à DP de Nova Venécia.
O adolescente de 17 anos confessou a autoria dos dois roubos em seu depoimento, e informou também que cometeu o roubo à padaria sozinho. Já o roubo ao taxista teria sido praticado com a ajuda de mais dois adolescentes, de 16 e 13 anos. “Os policiais realizaram diligências e localizaram o adolescente de 16 anos, nessa mesma terça-feira (10), já o adolescente de 13 anos foi apreendido nessa quarta-feira (11), e com ele foi apreendido também uma pistola calibre 6.35”, informou Jefferson Wagner.
Um dos adolescentes informou que teria praticado o roubo para pagar dividas de drogas e que só teria atirado porque as vítimas reagiram ao assalto. Os três adolescentes também foram transferidos para a Unidade de Atendimento Inicial (Unai), na Capital.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com