26/10/2010 17h42 - Atualizado em 23/01/2017 21h18

DCCV de São Mateus encerra quatro inquéritos de tentativas de homicídios e assassinatos

A Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de São Mateus divulgou, nesta terça-feira (26), o encerramento de quatro inquéritos, sendo dois de crimes de homicídio tentado e dois de homicídio consumado.

O primeiro inquérito está relacionado a uma tentativa de homicídio ocorrido no dia 25 de março desta ano, no bairro Boa Vista, em São Mateus. Rodrigo Danieleto da Silva, Genivaldo Salustiano e um adolescente são acusados de atirarem contra dois homens. As vítimas foram socorridas ao hospital e sobreviveram ao atentado.

Segundo o titular da DCCV, delegado Janderson Lube, o crime ocorreu por vingança, devido a morte de Rafael durante uma festa na região. Apurou-se que traficantes do bairro Vila Nova estão cometendo assassinatos contra traficantes do bairro Cacique.

Os acusados utilizaram um veículo Ford Fiesta para a execução do crime. Em vista das provas dos atos foi representado pela prisão preventiva de Rodrigo e Genivaldo e pela busca e apreensão do adolescente. Também foi cumprido o mandado de busca e apreensão e apreendido o veículo Ford Fiesta.

O inquérito policial foi concluído e Rodrigo e Genivaldo foram indiciados pela prática de homicídio qualificado na forma tentada. Eles foram presos e responderão também por outros crimes de homicídio e tentativa de homicídio ocorridos no município de São Mateus.

O segundo inquérito de tentativa de homicídio no município aconteceu no dia 13 de março deste ano. Inanir Luciano da Silva, Isaías Nascimento e Vanildo atiraram contra um homem, com o intuito de matá-lo. A vítima foi levada ao hospital local e sobreviveu.

Segundo o delegado, Inanir, que é casado com a irmã da vítima, tinha o interesse de se apossar das terras dele. Inanir e Isaías já tentou matar a vítima em outras ocasiões, mas sem êxito.

Os acusados foram indiciados por homicídio qualificado na forma tentada e o inquérito encaminhado a Justiça.

O outro encerramento de inquérito se refere a um homicídio ocorrido no dia 15 e março deste ano, no bairro Seac. Dioclenes Pereira Pardim e Aldelon Cesário Alves entraram na casa de Uilas Quirino Ribeiro e desferiram vários disparos de arma de fogo. A vítima morreu no local. Uma mulher também foi atingida pelos disparos, mas foi socorrida e não corre risco de morte.

De acordo com o delegado Janderson, o crime foi motivado porque Aldelon queria trocar um cordão de prata por um revólver e a vítima negou o pedido.

No dia 14 de abril, Aldelon apresentou a delegacia um revólver calibre 38, no qual foi apreendido e encaminhado para exame de balística. O laudo comprovou que o revólver era mesma arma do crime.

Foi representado pela prisão preventiva dos acusados e expedido mandado de busca e apreensão domiciliar, contudo, os suspeitos encontraram foragidos.
Eles foram indiciados por homicídio qualificado e por homicídio qualificado na forma tentada e o inquérito foi encaminhado a Justiça.

Por último, foi finalizado o inquérito de um homicídio ocorrido no dia 23 de agosto deste ano, no bairro Areinha. Tiago Sales Silva, um adolescente e outro indivíduo não identificado, são acusados de matarem Alan Melo de Assis com um disparo de arma de fogo na cabeça.

Segundo o delegado, o crime foi motivado por uma ameaça de morte da vítima contra Tiago. Alan já teria sido preso por tráfico de drogas.

Foi representado pela prisão temporária e pela busca e apreensão domiciliar em desfavor de Tiago, mas não foi localizado. Além disso, foi instaurado procedimento especial para investigar a participação do adolescente no crime.

No dia 14 de outubro, Tiago foi preso e cumprido o mandado de prisão. Ele foi indiciado por homicídio qualificado e foi representado pela prisão preventiva e o inquérito encaminhado a Justiça.

Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Talyta Cavalcante e Natália Magalhães