Na tarde desta sexta-feira (14), policiais civis da Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa) prenderam um golpista acusado de criar uma empresa fantasia que oferecia cursos e empregos na área portuária.
A prisão aconteceu com o apoio de três rapazes que ao constatarem que haviam sido vítimas de um golpe, entraram em contato com a Polícia Civil nessa quinta-feira (13). Em uma ação organizadas pela equipe da Defa, os rapazes atraíram o suspeito para uma suposta reunião em um shopping de Vitória, onde foi efetuada a prisão de L.C.M.S., 29 anos.
De acordo com o delegado André Cunha, responsável pela Defa, o crime estava sendo investigado desde fevereiro. Ele explicou que o golpista atraía suas vítimas por meio do site da falsa empresa e por uma página de uma rede social. As vítimas entravam em contato com o suspeito pelo telefone em busca de emprego na área portuária, mandavam currículos e preenchiam cadastro com a promessa que trabalhariam como lojistas portuários, vistoriador de container, além de empregos na área administrativa da própria empresa fantasma.
Para ser contratado era necessário realizar um curso específico para trabalhador portuário e ainda passar por um processo seletivo. L. prometia às vítimas um desconto no valor do curso que de R$ 500,00 passaria a custar R$150,00. Para obter essa vantagem, as vítimas eram obrigadas a pagar antecipadamente. O suspeito está prestando depoimento ao delegado e logo estará à disposição da Justiça.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
imprensa.pc@pc.es.gov.br