03/09/2010 16h34 - Atualizado em 23/01/2017 17h12

Delegacia de Delitos de Trânsito dá dicas de segurança para curtir o feriado da Independência

O feriado prolongado do Dia da Independência (07) e de Nossa Senhora da Vitória (08) leva milhares de pessoas às estradas. É nesse período que os motoristas devem redobrar a atenção no trânsito e os cuidados com o veículo antes de viajar, para evitar que os dias de passeio se transformem em um acidente.

Dados de 2008 do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) mostram que mais de 500 acidentes de trânsito com mortes acontecem durante os feriados e as principais vítimas são do sexo masculino. Além disso, a maioria dos condutores envolvidos em acidentes com vítimas possuem de 30 a 59 anos.

Algumas medidas simples podem evitar graves acidentes e proporcionar uma viagem tranquila de automóvel pelas estradas brasileiras. O titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, delegado Paulo César Ferreira, alerta os motoristas que vão viajar durante esse feriado prolongado.

“Ao fazer uma viagem longa deve-se, sempre, conhecer o caminho que será percorrido. Caso o trajeto seja desconhecido, é importante procurar informações sobre o caminho ou conversar com pessoas que já foram àquele lugar para não ter surpresas desagradáveis, tais como fluxo intenso, pontes quebradas, chuvas, entre outros”, assinalou o delegado.

Antes de realizar uma viagem, o motorista precisa fazer uma vistoria completa do veículo. É necessário verificar a água e o óleo, calibrar os pneus, analisar os faróis, testar os freios, dentre outros detalhes, que um bom mecânico pode ajudar.

Depois de verificar os equipamentos do veículo, é fundamental que o motorista esteja em excelentes condições físicas e psicológicas para enfrentar horas de viagem. Sono, cansaço, irritação e uso de medicamentos podem afetar o reflexo do motorista. Mas o grande vilão da estrada é o consumo de bebida alcoólica.

“Vale ressaltar que é imprescindível não consumir, em hipótese alguma, nenhum tipo de bebida alcoólica, antes ou durante a viagem”, alerta o delegado.

Para quem tem criança na família, o cuidado deve ser redobrado. O uso da cadeirinha apropriada e o uso do cinto de segurança são essenciais durante uma viagem, pois amortece o impacto caso aconteça um possível acidente.

Vale lembrar que o uso do cinto de segurança não restringe apenas às crianças, todos os ocupantes do veículo são obrigados a utilizá-lo como meio de segurança.

Fazer uma revisão no veículo, conhecer o percurso e estar preparado fisicamente, não é o suficiente para ter uma viagem sossegada, afinal, boa parte dos acidentes nas estradas é causada pela imprudência dos próprios motoristas, que na pressa de chegar ao destino, acabam desrespeitando as leis de trânsito.

“O número de acidentes aumenta nas estradas principalmente pela inconsequência dos motoristas, que pelo desejo de chegar depressa, acabam aumentando a velocidade e forçando ultrapassagens indevidas”, destacou.

Outras dicas, que parecem desprezíveis, não podem ser deixadas de lado. Evitar o excesso de peso e de bagagens e não ultrapassar o número de passageiros no veículo aumentam a segurança nas estradas.

Ser responsável no trânsito é o melhor caminho para aproveitar o feriado e proporcionar uma boa viagem para toda família.

Dicas de segurança no trânsito:

VIAGENS LONGAS

> Descanse bastante antes de iniciar sua viagem;

> Não beba nem tome qualquer medicação que possa interferir nos seus sentidos;

> Faça uma revisão cuidadosa nos principais itens de segurança do veículo como freios, pneus, parte elétrica e direção.

ULTRAPASSAGENS

> Nunca ultrapasse pela pista da direita. Antes da ultrapassagem, certifique-se de que você tem uma visão total da estrada, olhando também os retrovisores;

> Anuncie por meio dos sinais convencionais sua intenção de fazer a ultrapassagem;

> Nunca ultrapasse em trevos, lombadas, curvas e passagens de nível ou onde a faixa que divide as pistas seja contínua.

VIAJANDO COM CRIANÇAS

> Crianças com menos de 10 anos de idade devem sempre ser transportadas no banco de trás, com cintos de segurança ou acomodadas nas cadeirinhas apropriadas;

> Bebês, mesmo os recém-nascidos, não devem viajar no colo de suas mães. Em caso de colisão, o risco da criança servir como amortecedor no impacto com o painel ou no banco da frente é muito grande.

CINTO DE SEGURANÇA

> A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança é para todos os ocupantes dos veículos, independente da via que esteja sendo utilizada;

> Mantenha os cintos sempre em bom estado e nunca prenda-os enrolado ou dobrado, para não reduzir sua eficiência;

> Uso de cinto de segurança no banco de trás também é obrigatório, além de eficaz na prevenção de traumas e fatalidades.

Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Talyta Cavalcante e Natália Magalhães