Governo do Estado do Espírito Santo
04/01/2011 16h14 - Atualizado em 24/01/2017 00h04

Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher divulga balanço de atividades em 2010

 

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM) divulgou o balanço de atividades no ano de 2010. Dos 48 inquéritos policiais instaurados, 30 foram concluídos, o que representa um saldo positivo de mais de 60%.

 

A unidade entrou em funcionamento no dia 09 de setembro de 2010 e foi criada com o objetivo de investigar os crimes de homicídios contra as mulheres. A partir da centralização de ocorrências, a Polícia Civil começou a criar um banco de dados com o perfil das vítimas do sexo feminino.

 

Para o titular da DHPM, delegado André Cunha, a unidade é fundamental para compilar informações que servirão de base para a formação de políticas de segurança pública para as mulheres. “A partir do momento em que todos os homicídios de mulheres são centralizados em uma única unidade, é possível criar um perfil das vítimas como idade, classe social, entre outros. É possível descobrir também o perfil das pessoas que estão matando essas mulheres”, explicou Cunha.

 

Nos quase quatro meses de existência da Delegacia, 46 mulheres foram assassinadas, sendo duas em decorrência das complicações de um aborto. Quatorze pessoas foram presas e outras nove foram detidas em flagrante. Foram 27 pedidos de buscas e apreensões e 22 prisões preventivas solicitadas.

 

Dos inquéritos instaurados, 7 são de crimes ocorridos em Vitória, 20 em Serra, 12 em Cariacica, 1 em Viana, 7 em Vila Velha e 1 ocorrido na Espanha.

 

“Já percebemos também que mais de 80% dos homicídios foram cometidos em função do envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas. São mulheres que tem a vida conturbada e escolhem o caminho e pessoas erradas”, afirmou o delegado.

 

Ainda segundo o titular, os policiais da unidade estão trabalhando motivados para solucionar todos os casos. “Nossa equipe tem consciência das responsabilidades em relação aos crimes, tanto que os trabalhos vêm crescendo e a resposta são os números de inquéritos instaurados e as prisões ocorridas”, concluiu.

 

Serviço:

Delegacia de Homicídios e Proteção às Mulheres
Objetivo: Investigar exclusivamente assassinatos de mulheres
Delegado: André Cunha
Endereço: Rua Carlos de Souza, 89. Bairro Barro Vermelho, Vitória.
Telefone: 3227-9147

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Talyta Cavalcante e Natália Magalhães
(27) 3137-9024 - (27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
eveline.cavalcante@pc.es.gov.br
natalia.ferreira@pc.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard