Uma operação conjunta realizada por policiais civis da Delegacia de Atendimento e Proteção a Pessoa Idosa (DAPPI) e pelas equipes da Vigilância Sanitária de Vila Velha e da Secretaria de Assistência Social do município nessa quinta-feira (13) resultou na interdição de um asilo clandestino localizado no bairro Praia da Costa.
D.B.J., 30 anos, era o responsável pela casa de repouso clandestina e foi detido após uma denúncia anônima. Segundo o titular da DAPPI, delegado Mario da Silva, o local foi interditado, pois não possuía alvará de funcionamento. Além disso, as dependências do local eram impróprias e ofereciam riscos. Doze idosos, sendo seis homens e seis mulheres estavam em um único cômodo sem ventilação e com as portas e janelas trancadas.
“O local apresentava condições insatisfatórias de higiene e limpeza, infraestrutura inadequada e falta de profissionais com formação específica para proporcionar cuidados à saúde. Não havia nutricionista responsável pelo cardápio, que deve ser individualizado em função das necessidades e limitações de cada idoso e muito menos um prontuário médico de cada cidadão que ali vive, além da ausência de um responsável técnico e cuidadores de idosos capacitados” contou o delegado.
Foi constatado que a instituição não oferecia aos idosos qualquer atividade física, recreativa ou envolvimento com a comunidade. Cada idoso chegava a pagar até R$ 3 mil por mês para o responsável.
D.B.J. foi autuado por maus tratos e cárcere privado, pagou fiança no valor de R$ 1 mil e responderá em liberdade.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com