31/03/2011 14h39 - Atualizado em 24/01/2017 00h52

Delegada Cláudia Dematté é homenageada em solenidade na Assembleia

Uma sessão solene no Plenário Dirceu Cardoso marcou o encerramento das comemorações do Dia Internacional da Mulher na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na noite desta terça-feira (29). A noite foi de homenagens e 14 mulheres receberam a Medalha Maria Ortiz.

A solenidade foi proposta pelo deputado Genivaldo Lievore (PT), presidente da Comissão de Cidadania da Ales. Mas, ele passou a presidência para a 2ª vice-presidente da Assembleia, deputada Luzia Toledo (PMDB), que abriu os trabalhos.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março. Luzia Toledo destacou que, na Assembleia, o mês inteiro foi dedicado ao debate das lutas, conquistas e perspectivas de futuro daquelas que, cada vez mais, contribuem para o desenvolvimento da sociedade em todos os níveis e áreas.

As mulheres conquistaram o direito de votar e serem votadas em 1932, lembrou Genivaldo Lievore, “é pouco tempo”, lamentou. Das lutas e conquistas das brasileiras, destacou a Lei Maria da Penha, de proteção à mulher vítima de violência. Mas alertou que somente a lei não basta, porque a violência continua.

A deputada Lucia Dornellas (PT) acrescentou que muito já foi feito em benefício das mulheres, mas ainda há muito que fazer. E a deputada Solange Lube (PMDB) destacou que a promoção da igualdade passa pela adoção de políticas públicas eficazes. Sem elas, os atuais números podem ser mantidos por tempos.

Citou alguns números: no Senado são 82 cadeiras, apenas 13 delas ocupadas por mulheres; na Câmara, das 513 vagas somente 44 foram preenchidas por mulheres. E no Espírito Santo, apenas sete dos 78 municípios são administrados por mulheres.

Na platéia, mulheres: as prefeitas de Ibiraçu, Naciene Vicente, e de Viana, Ângela Sias, além da presidente da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Accaci), Elisa Maria Franciani de Oliveira. O Corpo de Bombeiros Militar enviou a Capitã Antonina; a Obra Social Cristo Rei sua vice-presidente, Irmã Dalila.

Deputados também renderam homenagens às mulheres. Presentes Glauber Coelho (PR), José Carlos Elias (PTB), Luiz Durão (PDT), Henrique Vargas (PRP), Luciano Rezende (PPS), Doutor Hércules (PMDB) e Sandro Locutor (PV).

A entrega da Medalha Maria Ortiz encerrou a solenidade, e Naciene Vicente agradeceu em nome das homenageadas. A honraria é concedida às que se destacaram nas mais diversas áreas no Espírito Santo – ciências, artes, literatura, esportes, comércio, indústria, agricultura, organização da sociedade civil, educação, saúde, religião ou ciências jurídicas e direito das mulheres.

Confira as homenageadas:

Maria Emília Brumat
Marilda dos Santos Brasil
Claudia Dematté de Freitas Coutinho Queiroz
Vanda Eli Alves da Silva Barbosa
Naciene Luzia Modenesi Vicente
Síria Maria Souza Muttz
Maria Antônia Moura Silva
Valcemir Patrício dos Santos
Regina de Cássia Cardoso Pedroni
Marlene Vieira Sathler
Alzira Maria Bittencourt de Araújo