27/01/2014 17h05 - Atualizado em 25/06/2019 19h08

Delegado Claudio Vitor se despede da DHPP

claudio1 1claudio1 1 Depois de seis anos como chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o delegado Claudio Vitor se despede do cargo para assumir a nova Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais.

O delegado conta que foram anos de trabalho intenso, discussões e reuniões com todos os setores que envolvem a segurança pública estadual, e afirma que a experiência de chefiar a DHPP foi um desafio, mas que o resultado de sua gestão foi positiva.

Em 2013, a Divisão de homicídios realizou 851 operações que resultaram no cumprimento de 465 mandados de busca e apreensão, 336 mandados de prisão temporária e 108 de prisão preventiva. Também foram realizados 135 flagrantes, 16 apreensões de adolescente infrator, 138 armas apreendidas e 28 kg de drogas. Somente o plantão da Divisão atendeu 2042 ocorrências, e mais de 50% dos inquéritos instaurados foram concluídos. “O trabalho integrado da Polícia Civil e Militar foram decisivos para alcançar o objetivo da redução nos índices de criminalidade no Estado”.

Ele comemora o fato do Espírito Santo apresentar redução de 30% da taxa de homicídios nos últimos quatro anos. “Somente no ano passado o número de assassinatos caiu 6%, atingindo o quarto ano de redução consecutiva. A população também é responsável por essa conquista, pelo esforço em auxiliar o trabalho conjunto das polícias”, destaca.

Claudio Vitor ressaltou também que sempre foi um delegado de perfil operacional e que agora assume a responsabilidade frente à Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais com foco na agilidade e eficiência dos serviços prestados à população.

"A Superintendência vai possibilitar um trabalho mais integrado das polícias no Estado. Ela vai funcionar como um órgão centralizador, que vai contribuir para identificar a necessidade e a melhor maneira de realizar uma operação em um determinado local. Se uma delegacia não tiver condições de realizar alguma atividade, a Superintendência vai dar o suporte para viabilizar a ação”, explica Claudio Vitor.

A Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais foi criada pela lei complementar n°756. Sua função é planejar, orientar e supervisionar as operações da Policia Civil em todo o Espírito Santo, buscar a integração com a Polícia Militar e coordenar o Grupo de Operações Táticas (GOT).

Fernanda Pontes
Lisandra Melo (27) 99862-4006