12/06/2014 12h43 - Atualizado em 24/06/2019 18h03

Dia do Policial Civil é comemorado nesta quinta-feira (12)

banner 2 1banner 2 1 Comemorado no dia 12 de Junho em homenagem ao patrono da Polícia Civil capixaba, Domingos José Martins, a Polícia Civil organizou uma festa para celebrar o Dia do Policial Civil. O evento aconteceu na noite da última quinta-feira (05) no cerimonial Le Buffet, no Bairro Jardim Camburi, em Vitória.

A festa reuniu 500 convidados e homenageou 70 policiais civis entre eles os que completaram 10, 20 anos e 30 anos de serviço e também aqueles que se destacaram durante suas ações. Estiveram presentes o governador Renato Casagrande e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia.

O governador do Estado, Renato Casagrande, também falou dos resultados e da importância de estruturar cada vez mais a Polícia Civil que trabalha para reduzir a impunidade. “Nenhum estado do país tem a resolução de inquéritos policiais que tem o nosso Estado. Eu tenho plena convicção de que, se continuarmos neste caminho, com grandes investimentos nas polícias, nas áreas sociais, e com os esforços dos nossos efetivos, vamos seguir reduzindo os índices de criminalidade no Espírito Santo”, afirmou Casagrande.

Em seu discurso, o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, agradeceu os investimentos feitos na Polícia Civil e destacou os resultados obtidos. “Nós somos a polícia judiciária do país que possui a maior média de inquérito policiais relatados e concluídos em um dos crimes mais graves: homicídio. A Polícia Civil capixaba está acima de 40% e a média nacional é de 8 a 10 %. A partir da entrada dos novos delegados, o desafio é aumentar essa média para 60% , até o final deste ano”, ressaltou.

Joel Lyrio lembrou também o trabalho importante realizado dentro do programa de governo “Estado Presente”. “O programa tirou nota 9,5 na avaliação no Banco Interamericano cuja nota varia de 0 a 10. Nenhum projeto de segurança pública tirou essa nota o que demonstra que estamos no caminho certo”, enfatizou.

O chefe de Polícia aproveitou a ocasião para destacar que o maior patrimônio da Polícia Civil é o servidor. “Temos muitos desafios ainda, mas nosso legado maior é o nosso policial e esse trabalho de integração entre a Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e todas as instituições que fazem parte desse ciclo”, concluiu Joel Lyrio.

Homenageados
Entre os homenageados, 26 receberam a medalha do mérito policial e o diploma, pois contribuíram com relevantes serviços prestados à instituição policial civil e a sociedade em geral.

Para os policiais que completaram 30, 20 e 10 anos de serviços sem nenhuma mácula em sua ficha funcional, foram entregues 11 medalhas de ouro, 22 de prata e 11 de bronze, respectivamente. Além dessas homenagens, 26 pessoas que tiveram seus nomes escolhidos pelo chefe de Polícia em conjunto com os superintendentes e aprovados pelos representantes do Conselho de Polícia foram homenageadas com o título de “Amigo da Polícia” e receberam um diploma e a comenda.

Dia do Policial Civil

No Espírito Santo, o Dia do Policial Civil é comemorado em 12 de junho, conforme previsto no artigo 253 da Lei estadual 3.400 de 17 de janeiro de 1981.Em outros Estados, a data é comemorada em datas distintas.

A data é uma referência à morte do capixaba Domingos José Martins, herói capixaba que participou como líder da Revolução Pernambucana que foi fuzilado no dia 12 de Junho de 1817, no Estado da Bahia. Domingos Martins é o patrono da Polícia Civil do Espírito Santo.

O decreto que regulamenta a concessão das medalhas do Mérito Policial e do Serviço Policial é o Decreto 3.031-N, de 07.08.1990.

Fernanda Pontes
Lisandra Melo (27) 99862-4006