Governo do Estado do Espírito Santo
10/06/2015 17h58 - Atualizado em 11/06/2019 23h01

Dia dos Namorados: Polícia Civil dá dicas para evitar problemas nas compras pela Internet

foto dia namorados 10 06foto dia namorados 10 06 Que a internet trouxe muitos benefícios à população, não há dúvidas. Entre as facilidades estão as compras on-line. Com a proximidade do Dia dos Namorados, muitos consumidores recorrem às lojas virtuais. O e-commerce, como é conhecido, permite que a pessoa faça compras de qualquer lugar do mundo sem precisar sair de casa. Entretanto, o comprador deve estar sempre atento aos riscos neste tipo de transação. Por isso, a Polícia Civil faz um alerta aos consumidores sobre os riscos de fraudes e dá dicas de como realizar compras seguras. 

 

De acordo com o titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), delegado Diogo de Freitas, casos como propaganda enganosa, escassez de informações sobre os produtos, serviços e preços são comuns na Delegacia. Para o delegado o maior problema do consumidor é a prestação de serviço. “Muitas vezes a pessoa olha o produto no site e acha que ele é de um jeito, mas quando ele chega é totalmente diferente do que foi solicitado. O erro muitas vezes está na informação passada ao consumidor”, disse o titular da Decon.


O investigador da Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicas (DRCE), Hércules de Nadai Aranda, ressaltou que os usuários dessas novas lojas devem tomar algumas precauções ao realizar a compra para evitar cair em armadilhas. “Muitos hackers criam páginas falsas, chamadas phishing, como uma maneira de atrair os internautas e roubar dados pessoais do usuário”, informou.


Ele também alertou aos consumidores para ter cuidado com os e-mails que trazem promoções atrativas. “Os internautas acabam cometendo erros por não pesquisar os sites antes de fazer negócio. Por isso, muitas vezes na euforia de comprar um produto com o preço abaixo do valor de mercado, acabam caindo em um golpe”, relatou.


Entre as dicas que o investigador dá para se prevenir de golpes ao fazer compras na internet estão: não realizar compras usando computadores públicos; manter o antivírus do computador atualizado e, preferencialmente, fazer compras em lojas já conhecidas e que possuem uma loja física na região onde mora. “Dessa forma o usuário irá diminuir os riscos de cair nas armadilhas da internet”, ratificou Hércules.


Ele destacou ainda que existem páginas da internet como Confiometro e o Reclameaqui que classificam os sites, indicando se eles são confiáveis, se os produtos são de qualidade, entre outras observações importantes para o consumidor.


A recomendação que os policiais dão àquele consumidor que tiver problemas com a compra pela internet é que procure primeiramente o fornecedor, na tentativa de trocar a mercadoria. E, em caso de propaganda enganosa, procurar uma Delegacia para registrar a ocorrência. Nas demais situações, a pessoa ainda poderá procurar o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e o Poder Judiciário para a reparação dos danos que possa ter sofrido.




Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Marcela Lucci (27) 99846-1111
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard