19/10/2011 15h31 - Atualizado em 23/01/2017 17h53

Disque-Denúncia (181) comemora 10 anos com 43% de casos procedentes

Em solenidade realizada na tarde de ontem no auditório do Diário Oficial do Estado, foram comemorados os 10 anos de implantação do Disque Denúncia (181) no Espírito Santo, parceria da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) com a  ONG Espírito Santo Unido Contra o Crime (Esucc). Desde outubro de 2001, quando foi criado, o serviço registrou mais de 125 mil ligações que possibilitaram 4.369 detenções.

Além disso, foram apreendidas 953 armas de fogo, mais de 1,6 toneladas de drogas, R$ 522.675,25 em espécie e 297 veículos recuperados. O evento contou com a presença do vice-governador do Estado, Givaldo Vieira, representando no governador Renato Casagrande, que destacou a contribuição do Disque Denúncia para a solução de crimes e redução dos índices de violência. "É uma ferramenta consolidada que tem sido de grande valia para o trabalho da Polícia Civil e Polícia Militar na contribuição para redução dos índices de violência, ainda mais agora com o programa Estado Presente Em Defesa da Vida que estamos implantando nos 30 aglomerados urbanos com maiores índices de criminalidade", destacou Givaldo Vieira.

O vice-governador enfatizou que "com o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar, o Governo estadual está se preparando paraO secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, ressaltou em seu pronunciamento no evento o trabalho anônimo desempenhado pelos servidores do Disque Denúncia. "São pessoas abnegadas não só as que contribuem com suas denúncias anônimas para o trabalho policial, mas também as que escutam as denúncias de forma anônima e repassam as informações para a polícia apurar. E, sabemos, o trabalho com abnegação é o mais nobre de todos", resumiu.

O primeiro presidente da ONG Espírito Santo Unido Contra o Crime, ex-governador do Estado Arthur Carlos Gerhardt Santos, relatou as primeiras dificuldades enfrentadas há 10 anos para convencer empresários a se unirem em contribuições para implantação do serviço. Discurso semelhante foi pronunciado pelo atual vice-presidente da ONG Esucc, Elias Moysés, que conclamou as classes empresariais a ampliarem suas contribuições para a manutenção do serviço. "Precisamos estar unidos com as autoridades para que a vulnerabilidade social seja reduzida", sugeriu.

Para o gerente do Disque-Denúncia (181) e investigador de polícia, Ângelo José de Carli Ramos Junior, os resultados indicam o potencial das informações repassadas às polícias. “Neste período de funcionamento, os números do Disque-Denúncia (181) demonstraram o sucesso do projeto e a disposição do cidadão em colaborar com a segurança pública”, destacou.

Manter o anonimato de quem denuncia é a principal característica do serviço, e por meio do telefone número 181 a população pode denunciar qualquer tipo de irregularidade, ilegalidade ou repassar informações que ajudem as polícias na elucidação de crimes.

O Disque-Denúncia (181), que está sempre batendo o recorde de denúncias, registra uma média de duas mil de ligações por mês. O projeto vem ganhando credibilidade junto à população, o que permite ajudar as autoridades policiais a combater o crime, além de contribuir com a integração entre cidadãos e a polícia.

A central funciona diariamente das 7h às 22h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, e o sigilo das informações é garantido ao denunciante.

Histórico

Em 19 de outubro de 2001, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em parceria com o Movimento Rio de Combate ao Crime (MovRio), trouxe para o Espírito Santo a experiência do Disque-Denúncia implantado no Rio de Janeiro.

Em março de 2003, a ONG Espírito Santo Unido Contra o Crime (Esucc) e a Sesp assinaram um convênio, estabelecendo uma parceria para o custeio das operações do Disque-Denúncia (181), incluindo pessoal, manutenção das instalações, equipamentos e materiais de consumo.

Com a garantia do sigilo absoluto do denunciante, no ano de 2005 a Central Disque-Denúncia colocou à disposição do cidadão o serviço de atendimento telefônico através do número 181, que é uma ligação gratuita de qualquer município do Estado.

Atualmente, o atendimento do Disque-Denúncia (181) é realizado por 11 operadores de telemarketing, devidamente treinados e capacitados para atender os denunciantes que utilizam o serviço.

Como Funciona

Com a garantia do anonimato, o cidadão quando entra em contato com o Disque-Denúncia (181) é atendido por pessoas capacitadas. O denunciante ao passar todas as informações, recebe uma senha que permite complementar suas informações, caso posteriormente ele tenha mais novidades.

As denúncias recebidas pelo 181 são repassadas a agentes das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, que avaliam as informações recebidas e as enviam para os órgãos competentes. O retorno sobre os resultados das denúncias é fundamental para alimentar o trabalho de inteligência, e para atender aos denunciantes que ligam para acompanhar os resultados das informações que prestaram.

Assessoria de Comunicação Sesp
Cláudio Figueiredo/ Rubens Gomes/Silvana Sarmento