21/08/2012 11h12 - Atualizado em 23/01/2017 19h44

DP de Aracruz prende fiscais da Prefeitura do município por corrupção

Após receberem denúncias de que dois agentes de fiscalização da Secretaria Ambiental do município de Aracruz estariam exigindo dinheiro para liberar uma obra, policiais civis da Delegacia de Polícia (DP) de Aracruz prenderam em flagrante os servidores no momento em que os dois acusados dividam  a quantia de R$ 1000,00 que receberam da vítima.

A prisão aconteceu na última sexta-feira (17). De acordo com as investigações, a vítima é proprietária de um terreno em na localidade de Mar Azul, orla de Aracruz. Ela está construindo no terreno e inclusive construiu um muro. Para isso, foi necessário o corte de uma árvore existente aos fundos do lote. Devido o corte desta árvore, a vítima recebeu a visita dos agentes públicos dizendo que embargariam a obra devido irregularidades tais como o corte da árvore e a construção do muro a menos de quinze metros de um rio que ali passa.

No mesmo dia, os acusados conversaram com a vítima para lhe informar das infrações que ela cometeu e que eles seriam obrigados a embargar a obra, e notifica-la com uma multa de aproximadamente R$ 22.500,00. Um dos agentes disse ainda que teria um jeito de resolver sem notificar, evitando assim despesas com advogado e pagamento de multa.
Com o objetivo de corrigir alguma irregularidade caso tenha sido realmente praticada, a vítima procurou o responsável pela área de poda da Prefeitura e ambos se deslocaram até a obra. No local, a vítima foi informada pelo funcionário do órgão que não havia nenhuma irregularidade.

Após esse fato, a vítima procurou a delegacia, informou os fatos e passou a ser orientada pelos policiais.  Os acusados procuraram novamente a vítima para resolver os fatos e, como desculpa para que ela fizesse o pagamento , solicitaram que ela comprasse quatro pneus de moto para duas motos da prefeitura que estão paradas devido à ausência de pneus. A vítima pediu para fazerem orçamento do valor. Os acusados informaram que custaria o valor R$1.040,00. Ela, então ,ligou para um dos acusados e disse que daria o valor de R$ 1.000,00 para resolver o problema.

Um dos acusados marcou o local para entrega do dinheiro. A vítima se aproximou e entregou o envelope com a quantia acertada. Em seguida, um dos acusados caminhou cerca de vinte metros e encontrou com o parceiro para dividir o dinheiro. Neste momento, os policiais se aproximaram e efetuaram a prisão dos agentes. Eles foram conduzidos até a delegacia e foram autuados por corrupção passiva.

Assessoria de Comunicação da Polícia Civil - (27) 3137-9024