Governo do Estado do Espírito Santo
26/09/2012 17h36 - Atualizado em 23/01/2017 19h53

DPCA prende homem acusado de espancar o próprio filho de 11 meses

 

Policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) prenderam, nesta quarta-feira (26), um homem de 26 anos suspeito de espancar o próprio filho de apenas 11 meses.


T. N. T., é pai da criança que está internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil de Vitória com traumatismo craniano, lesões pelo corpo e respirando com a ajuda de aparelhos. Em depoimento, T. disse que a criança caiu da cama, teve convulsão e que a sacudiu para tentar reanimá-la.

O delegado titular da DPCA, Marcelo Nolasco, apresentou os laudos emitidos pelo Departamento Médico Legal (DML) que indicam que a criança está cheia de fraturas comuns em caso de agressão.  “Existe a evidência de uma síndrome chamada Síndrome de Baby Shaken, comum em crianças que são violentamente sacudidas”, afirmou o delegado.

O caso foi descoberto pela DPCA após uma assistente social do hospital ter acionado a delegacia. Durante o depoimento, T.  confessou ser usuário de cocaína mas negou que tenha maltratado o filho alegando  ter sido um acidente doméstico. Para o delegado, o motivo da agressão seria a falta de paciência do pai com o choro da criança. “O pai é um confesso usuário de cocaína. Ele ficou sozinho cuidando da criança e com o choro dela, o pai ,certamente,  sem paciência, sacudiu violentamente o filho” contou Marcelo.

Nolasco disse que durante o depoimento dos familiares da criança, eles contaram que em dezembro do ano passado T. ameaçou trocar o filho em uma boca de fumo para comprar cocaína.  “Nós temos relatos de que durante uma crise de abstinência, ele tentou arrombar a residência, numa época em que ele estava separado da mãe, e a ameaçou dizendo que se ela não desse o dinheiro para ele comprar cocaína, ele sequestraria o próprio filho e entregaria na boca de fumo em troca da droga”, relatou o delegado.

T. foi autuado por lesão dolosa e será encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).  A mãe da criança também será investigada por maus tratos e omissão de socorro.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard