Governo do Estado do Espírito Santo
14/07/2016 13h39 - Atualizado em 23/01/2017 19h42

Got participa de treinamento e passa a utilizar a Delegacia Online

A Polícia Civil realizou na terça-feira (12) mais uma etapa dos treinamentos de integralização do sistema digital de registros de ocorrências nas unidades policiais. A partir desta capacitação, policiais do Grupo de Operações Táticas (GOT) também realizarão a inserção das atividades no sistema digitalizado de ocorrências da Polícia Civil, a Delegacia Online (Deon).


O curso foi específico para a unidade operacional e ministrado por policiais da coordenadoria do Sistema Deon, que capacitaram a equipe para inserir no programa a lavratura e a documentação de ocorrências policiais, operações com cães e antibomba, missões/operações efetuadas pela unidade, cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão.


O objetivo do curso é habilitar todos os policiais civis do Estado para inserção de suas diligências na Delegacia Online, proporcionando a apuração de uma estatística de trabalho precisa, visando facilitar um planejamento mais eficaz das ações de polícia judiciária.


“Os instrutores apresentaram aos policiais a estrutura do programa e os benefícios da inserção das ocorrências no sistema. Com o curso poderemos encaminhar diretamente nossos procedimentos por meio digital para a Delegacia de Investigações Especiais (DIE) e a Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais”, destacou o chefe do GOT, delegado Fabrício Dutra.


Segundo o Superintendente de Ações Estratégicas, Delegado João Calmon, a ação faz parte do planejamento estratégico da Policia Civil de fomentar não só a otimização dos recursos materiais, mas também integralizar todas as ações da instituição. “Com esse passo estamos integrando as unidades DIE e GOT, unificando os sistemas de informação, com a finalidade de incrementar as atividades de inteligência policial e diminuindo os gastos”, ressaltou o delegado João Calmon.


Delegacia Online


A Delegacia Online (Deon) é disponibilizada na intranet da Polícia Civil para as delegacias e unidades policiais realizarem o acesso. O sistema possibilita a digitalização de boletins de ocorrência e inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil do Espírito Santo, possibilitando mais agilidade no atendimento de ocorrências nas delegacias, diminuindo o custo e o tempo de tramitação dos procedimentos.


A partir de setembro de 2015 todas as delegacias do Estado passaram a registrar ocorrências usando a Deon. A instrução de serviço foi assinada pela chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, e publicada no Diário Oficial. O objetivo foi regulamentar os procedimentos administrativos relativos à gestão e à execução de Sistema de Registro de Ocorrências e procedimentos no Sistema.

 

Outro avanço da regulamentação de setembro de 2015 é que todas as ocorrências registradas pelo cidadão via sistema online passaram a ser encaminhadas para as delegacias onde ocorreu o delito para serem validadas e investigadas.

 

Depois da regulamentação, diversas unidades policiais e delegacias receberam a capacitação da Coordenadoria do Sistema.

 


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