Governo do Estado do Espírito Santo
24/04/2014 16h37 - Atualizado em 24/06/2019 18h15

Governo do Estado nomeia 40 novos delegados de Polícia

policiais civispoliciais civis

Dando continuidade ao processo de reestruturação da Polícia Civil, foi publicada no Diário Oficial (DIO) dessa quinta-feira (24), a nomeação de 40 delegados de Polícia aprovados em concurso público, sendo dois deles pessoas com deficiência. Os novos delegados irão compor a 3ª Categoria do Quadro da Polícia Civil do Espírito Santo.


A nomeação aconteceu 20 dias após ser divulgada a lista com os nomes dos aprovados no concurso. A homologação do resultado final do certame foi publicada no DIO no último dia 04, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). No total foram aprovados 173 candidatos, sendo três vagas para pessoas com deficiência. O edital previa três vagas para o cargo.


“A partir destas nomeações, o nosso efetivo será superior a três mil policiais, o que significa o dobro de servidores em apenas três anos. Neste Governo, a Polícia Civil deu um passo grande e acredito que estamos no caminho certo. Hoje temos alta capacidade de resposta em nossas investigações, mas ainda temos muito que avançar”, destacou o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio.


Os candidatos deverão aguardar a divulgação de nova data para tomar posse e entrar em exercício e depois, seguirem para o curso de formação.


Mais 191 policiais civis em formação


No início deste mês, outros 191 novos policiais civis, também aprovados no concurso de 2013, tomaram posse e entraram em exercício. Ao todo são 103 escrivães, 35 peritos criminais, quatro bioquímicos toxicologistas, três peritos em telecomunicações, 22 criminais especiais, 13 médicos legistas, seis assistentes sociais, cinco psicólogos. Para esses, o curso de formação iniciou-se no último dia 14, na Academia de Polícia (Acadepol), em Vitória e terá duração de três meses e meio.


Concurso


Em março, o governador do Estado Renato Casagrande nomeou 283 policiais civis, dentre eles escrivães de polícia, peritos, médicos legistas, assistentes sociais e psicólogos.


O cargo que teve maior nomeação foi o de escrivães de polícia que contemplou 150 candidatos sendo oito deles pessoas com deficiência. Na área de perícia foram nomeados 93, sendo 50 peritos criminais incluindo uma pessoa com deficiência, 33 peritos criminais especiais, sendo duas pessoas com deficiência, seis peritos bioquímicos toxicologistas e quatro peritos em telecomunicações. Além desses, 26 médicos legistas, sendo uma pessoa com deficiência, oito assistentes sociais e seis psicólogos passam a compor o quadro da Polícia Civil.


O edital do concurso foi divulgado no dia 25 de janeiro do ano passado e disponibilizou 113 vagas, sendo três para o cargo Delegado de Polícia, 81 para Escrivão da Polícia Civil, cinco para Perito Criminal, uma para Perito Criminal Especial, uma para Perito Bioquímico Toxicologista, sete para Médico Legista, duas para Perito de Telecomunicação, sete para Assistente Social e seis para Psicólogo. Os salários variam entre R$ 4.697,76 e R$ 9.245,15, incluindo a escala especial.

Atribuições do cargo


Delegado de Polícia - Executar tarefas de polícia administrativa e judiciária, por meio de diligências e investigações para elucidação de infrações penais.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard