Governo do Estado do Espírito Santo
23/04/2012 12h39 - Atualizado em 23/01/2017 18h56

Governo do Estado nomeia mais 132 policiais civis

 

Dando continuidade ao processo de reestruturação e investimentos em segurança pública foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda- feira (23) a nomeação de 132 policiais civis. São 69 peritos papiloscópicos, 26 auxiliares de perícia médico legal, 21 peritos criminais, 12 peritos criminal especial e quatro médicos legistas que vão reforçar o efetivo da Polícia Civil.

 


Essa é a quarta nomeação de policiais civis que o Governo do Estado faz neste mês. No dia 03 foram nomeados os primeiros 60 aprovados para o cargo de escrivão. Em seguida, o governador Renato Casagrande nomeou os outros 63 candidatos aprovados para o cargo. Uma semana depois foi a vez dos 105 delegados.


Após a nomeação, os candidatos terão o prazo de 30 dias para tomar posse. Para isso, devem providenciar documentos pessoais, exames médicos e se submeter à perícia médica do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM). O agendamento da perícia deve ser feito por meio do telefone 0800 2836640.


Além dos exames médicos, o candidato deverá apresentar, no dia da perícia, a Guia de Inspeção Médica (GIM), retirada na Central de Atendimento, localizada na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Depois de analisar os exames do candidato, o médico do IPAJM emitirá um laudo comprovando sua aptidão. De posse do laudo e da cópia de todos os documentos, o candidato deverá comparecer à Subgerência de Ingresso, Movimentação e Frequência (SUBIMF) para tomar posse do cargo.


Após a posse, os novos policiais passarão por um curso de formação, com duração aproximada de dois meses, na Academia de Polícia (Acadepol). De acordo com o diretor da Acadepol, Heli Schimittel, a previsão é que o curso de formação comece 30 dias após a posse dos candidatos.


Para o chefe de Polícia, Joel Lyrio, os novos policiais vão ajudar na recomposição do efetivo da Polícia Civil. “Vamos melhorar o atendimento nas nossas delegacias. É uma resposta clara de aumento do efetivo policial depois de tantos anos sem a sua recomposição”, disse.


Os investimentos na reestruturação do quadro de servidores das Polícias também fazem parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado. A ampliação dos efetivos, tanto da Polícia Civil, quanto da Militar e dos Bombeiros fazem parte do programa do Governo para a redução da criminalidade.

O Concurso


O edital do concurso foi publicado em outubro de 2010 e as provas objetiva e discursiva foram aplicadas no dia 23 de janeiro de 2011. Foram oferecidas 192 vagas, entre elas, 169 para cargos de nível superior e 23 para nível médio. 39 delas foram disponibilizadas para o cargo de delegado de polícia substituto, 60 para escrivão, 20 para perito criminal, seis para perito criminal especial, 40 para perito papiloscópico, duas para perito em telecomunicação e duas para médico legista. As outras 23 vagas, para o cargo de auxiliar de perícia médica.

Inscreveram-se para o concurso 26.441 candidatos, sendo 137,71 por vaga. Além da prova objetiva, com 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, e da redação, os candidatos foram submetidos à prova de aptidão física, exames médicos e avaliação psicológica, avaliação de títulos, investigação social e criminal.

Relação de Documentos para a posse:

a) Cópia do Diploma ou Declaração acompanhada do Histórico Escolar – Formação: Direito;
b) Cópia do CPF;
c) Cópia do RG;
d) Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social das páginas: com o nº da carteira, qualificação civil, onde registra o primeiro emprego (mesmo se estiver em branco);
e) Cópia do Certificado de Reservista ou Comprovante de Quitação com o Serviço Militar (para o sexo masculino);
f) Cópia do Título de Eleitor, e Certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo TSE (também emitida pela internet);
g) Cópia do nº do PIS/Pasep (se cadastrado);
h) Cópia de Certidão de Nascimento, Casamento ou União estável;
i) Qualquer documento que identifique o n° de sua conta bancária no Banestes (caso tenha);
j) Comprovante de Residência ou Declaração de Residência fornecida pela CAS/Seger;
k) Formulário preenchido e assinado de Dados Cadastrais, fornecido pela Central de Atendimento ao Servidor – CAS /Seger;
l) Formulário preenchido e assinado de Declaração de Bens, fornecido pela Central de Atendimento – CAS/Seger.

O candidato, no ato da posse, deverá apresentar a documentação relacionada, sendo cópias simples acompanhadas do documento original, facultando-se a apresentação de cópias autenticadas em cartório, caso em que não será exigida a apresentação da documentação original.

Relação de exames médicos para a posse:

A obtenção do laudo médico depende da realização dos exames relacionados: hemograma completo, VDRL, urina, fezes, raios-x do Tórax (com laudo), eletrocardiograma com laudo (candidato acima de 35 anos), laudo odontológico, laudo ortopédico (LER Ocupacional), laudo oftalmológico, laudo psiquiátrico, laudo dermatológico e laudo otorrinolaringológico.

No laudo dos exames deverá constar carimbo do médico contendo a especialidade do emitente e o número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Endereço:

Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (IPAJM) - Rua Desembargador José Batalha, nº 121, Consolação, Vitória/ES.

Seger - Av. Governador Bley, nº 236, Ed. Fábio Rusch, Centro, Vitória/ES, no horário de 09 às 18h, de segunda a sexta-feira.

SUBIMF - Ed. Fábio Rusch, 3º andar, ala Mar.

 

Lista completa dos nomeados (clique nas imagens para aumentar)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 -  (27) 9728-8448 - (27) 3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
dalila.travaglia@pc.es.gov.br
fernanda.pontes@pc.es.gov.br


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard