26/03/2012 14h30 - Atualizado em 23/01/2017 18h44

Mais uma carceragem da Polícia Civil é desativada

A Polícia Civil retirou os 32 presos que ocupavam as celas do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, na última sexta-feira (23). Eles foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória e para a Penitenciária Regional de Cachoeiro, para Associação de Assistência ao Condenado (Apac) em Cachoeiro e também para a Penitenciária semiaberta de Vila Velha (PSVV).

Essa foi a 34º carceragem desativada no Espírito Santo, sendo a segunda neste ano. Há uma semana, a carceragem de Mimoso do Sul também foi desativada. Os 30 presos foram transferidos da Delegacia de Polícia do município para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro e para o CDP de Marataízes.

De acordo com o superintendente de Polícia do Interior (SPI), delegado Danilo Bahiense, as grades das celas do DPJ de Cachoeiro de Itapemirim já foram cerradas. Ele salienta que o funcionamento do DPJ será mantido normalmente.

Dando prosseguimento ao projeto de investimentos em infraestrutura na Polícia Civil, como a reforma e construção de delegacias, a cidade de Cachoeiro de Itapemirim também será contemplada com o uma delegacia nova, garantiu o Chefe de Polícia, Joel Lyrio.  Enquanto o projeto está sendo elaborado a Polícia Civil, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), alugará um novo imóvel para atendimento ao público.

Desativação de carceragens

A iniciativa de retirada dos presos das delegacias segue uma tendência das delegacias de todo o Brasil e no Estado foi iniciada a partir da implementação da portaria nº 240-R, publicada em 16 de fevereiro de 2012 pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A portaria trata do acolhimento de presos nos presídios capixabas, onde são recebidos de segunda a segunda.

Esta medida facilita a remoção dos presos das delegacias e ainda agiliza o processo de entrada deles nos presídios estaduais, destacou o delegado Danilo Bahiense. A portaria engloba os presos provisórios, condenados e aqueles que estão cumprindo pena no regime semiaberto.

Em dezembro do ano passado quatro delegacias foram desativadas em Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Guaçuí e Alegre. Somente em 2011, 22 carceragens foram desativadas. Dentre as 36 delegacias do Espírito Santo, somente em duas delas ainda existem presos, que deverão ser transferidos ainda no primeiro semestre deste ano.

Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes