O médico legista que atua no laboratório de DNA da Polícia Civil, Luís Renato da Silveira Costa, fez uma palestra nesta segunda-feira (09) sobre a importância da perícia na investigação criminal.
No evento, ocorrido no auditório da Chefatura, estiveram presentes o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, o secretário de Segurança Pública, Henrique Herkenhoff, o chefe de gabinete, José Darcy Arruda, o responsável pela Divisão de Homicídios de Proteção à Pessoas (DHPP), delegado Cláudio Victor, e o superintendente de Polícia Metropolitana, delegado Heli Schimittel, dentre outras autoridades policiais.
Durante a palestra, Luís Renato relatou a importância do perito no auxílio das decisões judiciais. “O nosso trabalho se tornou peça fundamental para desvendar crimes que, em muitas vezes o autor é invisível, mas analisando outros vestígios da cena é possível solucionar o caso”, afirmou.
O especialista explicou que foi por meio de crimes bárbaros divulgados pela mídia e series de televisão nos Estados Unidos, que outros países, como o Brasil, começaram a investir na perícia criminal. “Tivemos que levar um susto para acordarmos para a importância da perícia”. A partir daí, começaram a surgir os laboratórios criminalísticos, como o de DNA.
Para ele, a perícia é vital para persecução penal. “Os peritos devem, em curto prazo, ter uma organização por carreira própria. Para isso, é necessário manutenção dos investimentos, aproximação com a comunidade científica, autonomia pericial, valorização dos peritos com planos de cargos e salários compatíveis com a responsabilidade exigida”, afirmou.
Na ocasião, Luís Renato divulgou o livro 'A Perícia Médico-Legal', que escreveu juntamente com seu filho, Bruno Miranda Costa. O médico também foi homenageado pela Associação Espírito-Santense de Peritos em Criminalística. O livro reúne diferentes aspectos das perícias médico-legais, mostrando sua importância na investigação criminal utilizando como exemplo situações reais, com o objetivo de oferecer a todos os envolvidos no processo penal informações sobre diversas nuances que envolvem as perícias médico-legais.
A obra apresenta também considerações sobre Datiloscopia, Criminologia e Genética Forense. Ele inclui ainda três apêndices - um deles relacionando os sinais passíveis de serem encontrados em um exame médico-legal; outro com 200 questões de múltipla escolha (com gabarito) e um atlas fotográfico com texto explicativo
Atualmente, Luís Renato da Silveira Costa, trabalha como médico legista no laboratório da Polícia Civil do Estado, além disso, já atuou como médico do trabalho e é especialista em Genética Forense, Doutor em Ciências pela FOP-Unicamp/SP, professor da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), professor do Centro Universitário Vila Velha (UVV) e professor da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).
Bruno Miranda Costa
Procurador Federal, especialista em Direito Público e Direito Processual Público, Pós-Graduando em Direito Previdenciário pela PUC/MG.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães e Silvana Sarmento
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
silvana.costa@pc.es.gov.br