Governo do Estado do Espírito Santo
18/12/2014 09h58 - Atualizado em 23/01/2017 23h50

Mulher suspeita de cárcere privado é detida por policiais civis em Cariacica

Policiais civis da Delegacia de Campo Grande receberam, nessa terça-feira (16), uma denúncia sobre o abandono do idoso J.W, que sofre de doenças mentais. A responsável por cuidar dele, sua cunhada, S.M.L.W., 66 anos, o mantinha em cárcere privado e abusava financeiramente dele.

 

A casa onde a vítima vivia, no bairro Santa Bárbara, Cariacica, estava em péssimas condições. De acordo com o responsável por atender a denúncia, delegado André Landeira, o fato ocorria há pelo menos três anos. “Havia ratos e moscas pela casa e o quintal estava completamente tomado pelo mato. Além disso, a vítima era mal tratada, recebia alimentação uma vez ao dia e passava o restante do tempo com fome e trancado em meio a fezes”, contou o Landeira.

 

O delegado também disse que S.M.L.W. não comprava os remédios da vítima. Ela usava o dinheiro que deveria ser utilizado para os cuidados de J.W. em beneficio próprio. A acusada tentou se explicar aos policiais dizendo que o local estava sujo porque a vítima jogava lixo pelo chão, e que os medicamentos precisariam de receitas e ela não podia ir ao posto com J.W., pois ele é agressivo.

 

Um sobrinho de J.W. estava no local e disse que tentava cuidar do tio, escondido da mãe, pois ela reclamava quando ele tratava do tio. “O sobrinho da vítima disse que às vezes ia ao lugar escondido da mãe tentava limpar a casa e cortava o cabelo e as unhas do tio”, informou Landeira.

 

S.M.L.W. e o filho foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos. A mulher foi autuada por abandono de incapaz e responderá em liberdade por cárcere privado. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREA) tomará as medidas cabíveis para definir como ficará a situação do idoso.

Outras prisões


Policiais da Delegacia de Campo Grande, Cariacica, realizaram a prisão de V.B.E., 31 anos, suspeito de cometer furtos de celulares em uma agência bancária no município. Ele foi detido quando estava no banco observando as pessoas que estavam no local para realizar um novo furto.

 

A ação aconteceu na quarta-feira (10) quando os agentes foram ao banco solicitar as filmagens de trocas de envelope para evitar golpes que são comuns nesta época do ano. De acordo com o titular da Delegacia, delegado André Landeira, quando os policiais chegaram ao local receberam uma denúncia dos funcionários informando que um homem estava frequentemente na agência e que estaria furtando celulares.

 

“No momento que recebemos a denúncia os vigilantes avistaram o homem e nos informaram”, contou o delegado, que acrescentou que após o reconhecimento de V.B.E. foi dado voz de prisão ao suspeito.

 

Segundo o delegado o suspeito confessou que é usuário de drogas e efetuou dois furtos para sustentar o vício, já que está desempregado. “Ele explicou que esperava as vítimas colocarem os celulares na caixa coletora de metais e quando elas iam passar pela roleta ele agia de forma rápida, jogava o celular dele no fundo e recolhia os celulares”, explicou.

 

V.B.E. já possui passagens na Polícia por furto. Ele foi autuado por furto, mas como não foi pego em flagrante foi liberado e responderá pelo crime em liberdade.


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard