Governo do Estado do Espírito Santo
07/04/2014 11h34 - Atualizado em 24/06/2019 19h50

Noventa e um policiais civis passam a compor o efetivo da Polícia Civil

posse novos peritos 04 04 001posse novos peritos 04 04 001 Novos policiais civis tomaram posse nessa sexta-feira (04), passando a integrar o efetivo da Polícia Civil após o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, assinar o atestado de exercício. São mais 35 peritos criminais, quatro bioquímicos toxicologistas, três peritos em telecomunicações, 22 criminais especiais, 13 médicos legistas, seis assistentes sociais, cinco psicólogos e três escrivães, totalizando 91 novos servidores. A solenidade aconteceu no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória.


Entre os presentes estavam o corregedor geral da Polícia Civil, delegado João Calmon, o superintendente de Polícia Metropolitana, delegado Guilherme Daré, o chefe de gabinete da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), delegado Dirceo de Melo, a chefe de gabinete, delegada Fabiane Coutinho e a presidente da Associação dos Peritos Criminais, Fernanda Silveira.


Durante seu discurso o chefe de Polícia destacou as mudanças que a instituição teve nos últimos anos, entre elas o aumento do efetivo. “A partir destas nomeações, o nosso efetivo será superior a três mil policiais, o que significa o dobro de servidores em apenas três anos. Neste Governo, a Polícia Civil deu um passo grande e acredito que estamos no caminho certo. Hoje temos alta capacidade de resposta em nossas investigações, mas ainda temos muito que avançar”, afirmou Joel Lyrio.


Ainda nessa sexta-feira (04), foi divulgada a lista com os nomes dos candidatos aprovados no concurso para o cargo de delegado de polícia. A homologação do resultado final do certame foi publicada no Diário Oficial (DIO) por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).


Na tarde dessa quinta-feira (03), 100 novos escrivães entraram em exercício após o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, assinar o documento que efetiva o ingresso na instituição.


Curso de Formação


Durante a reunião, o chefe de polícia, delegado Joel Lyrio, informou que o curso de formação dos novos policiais terá duração de três meses e meio e começará no próximo dia 14, na Academia de Polícia (Acadepol), em Vitória. “Até lá, os novos policiais serão disponibilizados provisoriamente em seus respectivos setores para que possam se ambientar com a nova profissão”, afirmou Joel Lyrio. posse novos peritos 04 04posse novos peritos 04 04


Concurso


Em março, o governador Renato Casagrande nomeou 283 policiais civis, dentre eles escrivães de polícia, peritos, médicos legistas, assistentes sociais e psicólogos.


O cargo que teve maior nomeação foi o de escrivão de polícia, que contemplou 150 candidatos sendo oito deles portadores de necessidades especiais. Na área de perícia foram nomeados 93 sendo 50 peritos criminais incluindo um portador de necessidades especiais, 33 peritos criminais especiais sendo dois portadores de necessidade especiais, seis peritos bioquímicos toxicologistas e quatro peritos em telecomunicações. Além desses 26 médicos legistas, sendo um portador de necessidades especiais, oito assistentes sociais e seis psicólogos passam a compor o quadro da Polícia Civil.


O edital do concurso foi divulgado no dia 25 de janeiro do ano passado e disponibilizou 113 vagas, sendo três para o cargo delegado de polícia, 81 para escrivão da Polícia Civil, cinco para perito criminal, uma para perito criminal especial, uma para perito bioquímico toxicologista, sete para médico legista, duas para perito de telecomunicação, sete para assistente social e seis para psicólogo. Os salários variam entre R$ 4.697,76 e R$ 9.245,15, incluindo a escala especial.


Atribuições do cargo
Médico Legista - Executar trabalhos de perícia de lesões em pessoas vivas, perícias em cadáveres, bem como proceder a exame em vísceras, matéria orgânica e qualquer outro material de origem biológica, no campo da medicina legal.


Perito Bioquímico Toxicologista - Execução de trabalhos de perícia envolvendo análise e pesquisas laboratoriais no campo da bioquímica e físico-química, em peças antômicas e líquidos retirados de cadáveres, em líquidos de origem biológicos, em matérias orgânicas, tóxicas, venenos e produtos químicos por solicitação de autoridade, visando esclarecimentos à prova das infrações penais.


Perito Criminal - Executar estudos, pesquisas e perícias, visando ao esclarecimento e ao fornecimento de provas das infrações penais, desabamentos, sinistros, desastres e à identificação dos respectivos autores, tendo por objetivo os vestígios materiais extrínsecos daquelas infrações.


Perito Criminal Especial - Executar trabalhos compreendendo a realização de perícias, exames e pesquisas no setor da Criminalística Pura e nos específicos da Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Farmácia, Física, Geologia, Matemática, Mineralogia, Química ou Odontologia, bem como exames em pessoas vivas, cadáveres e peças anatômicas em relação ao campo da odontologia penal.


Perito em Telecomunicações - Execução de serviços de instalação, montagem, operação, de sistemas automáticos eletrônicos, equipamentos de telecomunicações aparelhos radioelétricos dos órgãos da Polícia Civil.


Psicólogo - Execução de trabalhos relacionados ao comportamento humano e à dinâmica da personalidade de detentos, menores e servidores policiais civis, com vistas à orientação psicológica e ao ajustamento individual.


Assistente Social - Execução de trabalhos relacionados com o desenvolvimento, diagnóstico e tratamento da Comunidade em seus aspectos sociais, envolvendo presos, menores, migrantes e policiais civis.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard