A Polícia Civil conta com 101 novos peritos, entre eles médicos legistas, papiloscopistas e auxiliares de perícia médico-legal. A formatura dos novos policiais, que faz parte dos investimentos previstos pelo Governo do ES dentro do Programa Estado Presente, foi realizada no Salão São Tiago, Palácio Anchieta, em Vitória, na manhã desta quarta-feira.
O evento contou com a presença do governador do Renato Casagrande, do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, do chefe de Polícia, Joel Lyrio. São 25 peritos criminais e peritos criminais especiais, três médicos legistas, 51 peritos papiloscópicos e 22 auxiliares de perícia médico legal, que participaram durante quatro meses do curso de formação.
Na cerimônia, o secretário de Segurança Pública, Henrique Herkenhoff, enfatizou os investimentos que a Polícia Civil recebeu durante este ano. ”Isso mostra que nós estamos virando uma página na história do Estado. Nós não queremos só que os crimes sejam solucionados, mas também queremos contar cada vez mais com a prova pericial, queremos ter a prova completa para que hajam plenas condições de responsabilizar quem comete os crimes e dar fim à impunidade”, disse.
Durante seu discurso, o chefe de Polícia, se mostrou otimista e ressaltou a importância do Programa Estado Presente na reestruturação da polícia técnico-científica. “Estamos conseguindo vencer as barreiras por meio do plano de Governo que investe na policia técnico-científica“, afirmou Joel Lyrio.
Ele destacou a recomposição do efetivo policial que o Governo do ES está promovendo. “Estamos chegando ao fim do ano com saldo altamente positivo. Queremos uma policia técnica eficiente, que demonstre resultados e seja inovadora. Os recursos estão sendo disponibilizados e nós temos certeza de que esse ano foi um ano ímpar para resgatar a policia técnica”, pontuou o delegado.
Já o superintendente de Polícia Técnico-Científica (SPTC), delegado Guilherme Daré, comemorou o bom momento de renovação do quadro operacional da Polícia Civil, por intermédio dos servidores recém chegados ao setor, bem como a recente aquisição de novos equipamentos, a realização mais periódica de concursos públicos e o projeto de construção de uma nova sede para a perícia forense.
O perito criminal Jorge Moraes disse que a maior expectativa ao assumir o cargo é utilizar todo o conhecimento que ele adquiriu no curso de formação, aliado ao que já possuía. “Devemos auxiliar o fortalecimento das provas técnicas para que a investigação não fique refém da prova testemunhal”, enfatizou.
Curso de Formação
Durante quatro meses, os novos peritos participaram do curso de formação, realizado de junho à outubro. O Curso de Formação Profissional para Perito Criminal, Perito Criminal Especial e Auxiliar de Perícia teve carga horária de 618 hora/aula. Já para os médicos legistas foram 450 hora/aula, e para perito papiloscópicos, 588 hora/aula.
Entre as disciplinas estão aulas de Organização Policial Civil e Disciplinar, Perícia Papiloscópica em Local de Crime e Laboratório, Preservação e Valorização da Prova, Oficina de Vivenciamento /Laudo Pericial, Perícias em Locais de Acidentes de Trânsito, Laboratório de Balística, Toxicologia, dentre outras.
Divididos entre as aulas na Academia de Polícia (Acadepol) e os estágios supervisionados nas delegacias da Grande Vitória, os peritos também participaram de palestras promovidas pela Acadepol sobre perícia na área de Segurança Pública.
Galeria de Fotos - Formatura dos novos Peritos / 2012
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
imprensa.pc@pc.es.gov.br