evento internet segura adolescentes oito anos 19 11 001 Na tarde desta quarta-feira (19), cerca de 120 crianças e adolescentes estiveram no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória, para participar das palestras em comemoração aos oito anos do projeto “Internet Segura para Adolescentes”, desenvolvido pela Polícia Civil. Um dos temas abordados foi cyberbullying.
O chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, fez a abertura do evento. Durante o discurso ele destacou o papel marcante dos projetos sociais desenvolvidos pela Polícia Civil como os projetos “Internet Segura para Adolescentes” e o “Papo de Responsa”. “Criança tem que brincar e aprender coisas boas como esses projetos ensinam. Vivemos uma Polícia Civil diferente que busca estar cada vez mais perto das escolas e das comunidades”, ressaltou.
Durante toda a tarde, os estudantes das escolas Municipais Marina Barcellos Silveira e Iracema Conceição da Silva, respectivamente da Serra e Vila Velha, e as crianças e adolescentes da Fundação Social Alphaville puderam aprender um pouco mais sobre o cyberbullying e sobre os riscos das redes sociais. Além disso, policiais integrantes do Papo de Responsa também falaram sobre polícia de proximidade e tolerância para os presentes.
O evento teve a participação do subsecretário de Estado de Inteligência, José Darcy Arruda, do corregedor da Polícia Civil, delegado João Calmon, do superintendente de Polícia Regional Sul, delegado Paulo Rogério, do diretor da Academia de Polícia (Acadepol) ,delegado Heli Schimittel, do titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), delegado Érico Mangaravite e do delegado André Luiz, representando a Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE).
O Projeto
Desde a criação do “Internet Segura para Adolescentes”, em 2006, mais de 318 mil crianças e adolescentes de 148 escolas da rede pública e privada foram beneficiados com o projeto que tem o objetivo de prevenir e reduzir o número de adolescentes que praticam e sofrem crimes eletrônicos. “Os crimes virtuais envolvendo esse público teve redução pela metade depois que o projeto foi iniciado”, destacou um dos colaboradores do projeto, o investigador e especialista em crimes virtuais Eduardo Pinheiro. evento internet segura adolescentes oito anos 19 11 002
O ‘Internet Segura para Adolescentes’ foi criado após a constatação dos altos índices de crianças e adolescentes envolvidos em crimes virtuais. Sendo assim, com o objetivo de reduzir a participação dos jovens nestes tipos de delitos, por meio de palestras, os policiais do antigo Núcleo de Repressão aos Crimes Eletrônicos (Nurecel) que deu origem a Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE), passaram a ministrar palestras em escolas mostrando os riscos e as armadilhas da Internet, bem como demonstrando que muitas das condutas dos adolescentes no mundo virtual poderiam caracterizar um ato infracional, com previsão legal de punição no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Segundo Eduardo Pinheiro, desde que o projeto foi criado, o índice de virtuais envolvendo adolescentes e crianças reduziu de 38% para 19% no ano passado. “Criou-se a necessidade da manutenção deste projeto para que esses índices reduzam ainda mais”, concluiu Eduardo.
No ano de 2008, o “Internet Segura para Adolescentes” foi um dos finalistas do Premio Inoves. No ano seguinte, o projeto foi integrado ao programa de Governo “Sesp Itinerante”, e juntamente com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros passou a percorrer o interior do Estado do Espírito Santo com palestras de prevenção contra a violência social.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com