08/03/2016 17h13 - Atualizado em 24/01/2017 00h31

Patrulha da Família: nova ferramenta de proteção às mulheres

evento dia da mulher 08 03evento dia da mulher 08 03 O Governo do Espírito Santo lançou, nesta quinta-feira (08), o projeto “Patrulha da Família”, ação que será realizada por policiais militares que farão o atendimento às mulheres vítimas de violência nos municípios de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha. Trata-se de uma ampliação de ações já desenvolvidas pelas polícias Militar e Civil com os projetos “Visitas Tranquilizadoras às Mulheres Vítimas de Violência” e “Homem que é Homem”.

A Banda de Música da Polícia Militar, sob a regência do maestro tenente coronel Wesley Eudes Rodrigues, participou do evento com uma apresentação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O trabalho em conjunto das polícias, por meio dessas ações de prevenção e combate à violência praticada contra as mulheres, resultou na redução dos homicídios de mulheres. Em 2016, dados acumulados no primeiro bimestre, apontam diminuição de 68% em relação ao mesmo período de 2015.

O governador Paulo Hartung destacou os avanços positivos nos indicadores de violência no Estado, principalmente nos índices envolvendo mulheres, e afirmou que se deve avançar ainda mais com maior proximidade e diálogo junto à família. “Estamos implementando este importante programa que irá beneficiar, de imediato, metade da população do Espírito Santo. Essa é mais uma iniciativa do Governo do Estado para expandir na sociedade a cultura da paz e combate à violência", ressaltou.

Patrulha da Família

O “Patrulha da Família” tem por objetivo fortalecer e ampliar a proposta do projeto “Visitas Tranquilizadoras às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica”, que são realizadas por militares que atuam no Patrulha da Comunidade e atende cerca de 130 bairros da Região Metropolitana da Grande Vitória, além de mais dez municípios do interior do Estado. O novo projeto vai atender aos demais locais da Grande Vitória que não são agraciados pelas visitas tranquilizadoras.

evento dia da mulher 08 03 002evento dia da mulher 08 03 002

As ações visam a permitir maior segurança e acolhimento às mulheres que possuem medida protetiva. As autoridades policiais das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher são responsáveis pela solicitação das medidas protetivas ao Poder Judiciário e podem indicar que a mulher vítima de violência comece imediatamente a receber as visitas do “Patrulha da Família” ou das “Visitas Tranquilizadoras às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica”.

O comandante geral da PMES, coronel Marcos Antônio Souza do Nascimento, relatou o trabalho da “Patrulha da Família” e ressaltou que é este mais um instrumento de segurança pública à disposição da sociedade. “A Patrulha será composta por uma policial militar feminina e um masculino que estará empenhada todos os dias da semana para a realização das visitas às vítimas de violência. Com isso, aumentaremos a segurança das mulheres que denunciam situações de violência doméstica e familiar, contribuindo para a garantia do cumprimento às medidas protetivas de urgência”, informou.

Além disso, sob responsabilidade da Polícia Civil, há o projeto “Homem que é Homem”, desenvolvido para reflexão e responsabilização de homens autores de violência doméstica. A ação tem por objetivo contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher, na qual os autores são convocados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos.

De acordo com a chefe de Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno, nesse primeiro ano, cerca de 56% dos homens envolvidos em ocorrências de violência a mulher se voluntariaram a participar do projeto. “O projeto foi idealizado para que o homem agressor possa refletir sobre a sua responsabilidade na construção de uma sociedade de paz e descobrir outras formas de resolução de conflitos”, afirmou.

Segundo o secretário André Garcia, as iniciativas de enfrentamento à violência, principalmente contra as mulheres, têm demonstrado que é possível agir e prevenir ao mesmo tempo. Além disso, ele destacou a importância da capacitação dos policiais que atuam nos projetos. “Nossa perspectiva é de mudança de cenário. Atualmente o número de feminicídios tem diminuído em nosso Estado, graças ao trabalho integrado das polícias Militar e Civil, com policiais capacitados para lidar com esta situação e realizar um atendimento humanizado às vítimas”, ressaltou.

Estiveram presentes ao evento além do governador Paulo Hartung; o vice-governador César Colnago; o secretário de Segurança Pública, André Garcia; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Souza do Nascimento; a chefe de Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Marcelo D’isep Costa; a secretária de Governo, Ângela Maria Soares Silvares; a secretária de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Maria Oslegher Lemos; o secretário de Justiça, Eugênio Ricas; o secretário de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira; o procurador geral do Estado, Rodrigo Rabello Vieira; o secretário de Assistência Social e Políticas para Mulheres, Rodrigo Coelho; o secretário de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy; o secretário chefe da Casa Militar, tenente coronel Daltro Ferrari Junior; o secretário da Casa Civil, Paulo Roberto Ferreira; e a superintendente de Comunicação, Andréia Lopes, além de outras autoridades e defensoras dos direitos das mulheres.

Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social
Gustavo Tenório