perito cromat Treze tipos de drogas foram identificados em sangues de vítimas de acidentes de trânsito. A pesquisa foi realizada por um perito bioquímico-toxicologista do Departamento Médico Legal (DML) da Polícia Civil do Espírito Santo e está sendo aplicado pela perícia capixaba desde o início do ano.
A metodologia faz parte da tese de doutorado do perito Fabrício Souza Pelição e foi desenvolvida no Laboratório de Toxicologia da Polícia Técnico-Científica capixaba com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).
O autor do estudo explicou que durante os anos de 2011 e 2012 foram coletadas amostras de 402 vítimas fatais de acidentes de carro, de motocicleta e de atropelamento na Grande Vitória. “Descobrimos que 45% dessas vítimas haviam consumido álcool ou algum tipo de droga como cocaína, maconha e anfetaminas, ou até ambas”, explicou Fabrício. Dentre essas vítimas estão motoristas, pedestres, caronas e pilotos.
O perito destacou ainda que 26,9% das vítimas ingeriram somente álcool, 9,2 % das vítimas consumiram drogas combinadas com álcool e que 8,7% delas só usaram algum tipo de entorpecente. Ao todo, 17,9 % das amostras foram positivadas para o uso de drogas o que representa 72 vítimas. A pesquisa também revelou que a cocaína foi a droga mais identificada aparecendo em 10,7 % das amostras. A maior parte dos resultados positivos foi encontrado em homens com idades entre 25 e 34 anos.
De acordo com o perito, a preocupação inicial no Brasil é descobrir se o condutor dirigiu sob efeito de álcool e não de drogas. “Porém, o intuito dessa técnica é identificar substâncias psicoativas, como cocaína, anfetamina e maconha, além do álcool, em vítimas fatais de acidentes de trânsito. Isso deveria gerar um debate sobre o Código de Trânsito Brasileiro, com o objetivo de reduzir as taxas. O uso de drogas no trânsito é tão perigoso quanto o consumo de álcool”, acrescentou o perito do DML.
A pesquisa será apresentada no Congresso Brasileiro de Toxicologia e no I Simpósio Internacional sobre Drogas, Álcool e Trânsito que serão realizados entre os dias 7 e 10 de outubro, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Dalila Travaglia (27) 9607-2978
Lisandra Melo (27) 9862-4006
comunicapces@gmail.com