identidade 18 06 Uma ação social realizada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Identificação (DEI), em parceria com a Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes), proporcionou a confecção de 38 carteiras de identidades para crianças e adolescentes que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação foi realizada nesse sábado (18), na sede da Amaes, em Vitória.
Durante o mutirão, quatro peritos papiloscópicos fizeram a coleta das digitais dos beneficiados que foram pré-selecionados pelos membros da Amaes. Entre os que participaram da ação está a perita papiloscópica, Paula Neves da Silva. Segundo ela, a maior parte dos atendimentos foi feito de forma individual. “Em todos os momentos, os pais acompanhavam as crianças e nos ajudavam dizendo qual seria a melhor maneira para fazer a abordagem e a coleta das digitais”, explicou.
Durante o mutirão, uma sala especial foi preparada para fazer o atendimento. “Como alguns possuem dificuldades de sair dos lugares, nós fizemos os atendimentos em uma sala na qual eles já estão acostumados a frequentar e assim, minimizar os impactos nas crianças e facilitar a nossa ação. Quando nós percebíamos alguma agitação por parte deles, nós saíamos da sala e realizávamos o atendimento individual”, contou a perita Paula.
A perita falou, também, a respeito da satisfação em realizar uma ação como essa. “Foi muito gratificante, pois mesmo diante das dificuldades, com muito carinho e atenção nós conseguimos atender todos que estiveram no local e todas as crianças tiveram seu documento de identidade confeccionado”, concluiu.
Amaes
A Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes) é uma instituição com natureza jurídica de associação, privada e sem fins lucrativos, com reconhecimento de utilidade pública municipal e estadual. Oficialmente constituída em 2001 por pais de autistas, é administrada voluntariamente por pais, familiares e amigos dos autistas. A Amaes foi criada devido à insatisfação dessa comunidade com as políticas públicas e com o sistema de atendimento complementar disponibilizado aos autistas no Estado, gerando um esforço conjunto na luta pelo fortalecimento das mesmas.
O Autismo é uma disfunção do desenvolvimento cerebral e/ou global, se constituindo como transtorno, distúrbio, condição clinica (possui CID), síndrome e, por vezes, deficiência intelectual, física e múltipla (varia de grau conforme cada caso).
Ocorre no desenvolvimento humano e afeta a capacidade do indivíduo em se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder com comportamentos apropriados ao ambiente (às vezes compromete inclusive sua subsistência básica em alimentação, higiene e outros).
Os primeiros sinais do autismo normalmente aparecem antes dos 3 anos, sendo que, em alguns casos, a criança inicialmente apresenta desenvolvimento aparentemente “típico”. O autismo ainda pode variar de um grau mais severo a um mais brando.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Texto: Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
Paula Lima (27) 99846-1111
comunicapces@gmail.com