03/01/2013 11h01 - Atualizado em 23/01/2017 20h16

Polícia Civil alerta pais a evitarem desaparecimento dos filhos

Com a chegada da estação mais quente do ano é comum as pessoas saírem com a família e amigos para se divertir, seja na praia, em praças, bares e restaurantes. Por causa disso, também é comum a notificação de menores desaparecidos nesse período. Para evitar o desaparecimento de menores a Delegacia de Pessoas Desaparecidas (DPD) da Polícia Civil preparou dicas especiais para os pais.
Ensinar os filhos a memorizar o próprio endereço, telefone, nome dos pais ou responsáveis e a procurar um policial sempre que precisar são orientações importantes. Caso a criança não consiga memorizar essas informações, escrever em um cartão ou marcar as roupas e objetos com o nome e telefone pode ajudar.

Se for seguido por estranhos na rua, entrar na primeira casa habitada ou comércio é uma forma segura de pedir socorro. “As crianças devem saber quando e como chamar a polícia. A orientação para os pais é sempre deixar os filhos com pessoas de extrema confiança e credibilidade. Não andar sozinho, não aceitar carona, presentes e doces são dicas valiosas. Se isso acontecer, gritar e pedir ajuda é a melhor saída”, destaca o titular da Delegacia de Pessoas Desaparecidas (DPD), delegado Sérgio Mello.

Segundo ele, muitos casos nesse período são solucionados rapidamente. Porém, todo cuidado é necessário. O uso de bebida alcoólica por parte dos pais prejudica a vigilância aos filhos, por isso é importante dar o exemplo e manter o controle.

“Para os pais, uma dica importante é manter os filhos sempre por perto e ensiná-los que o ideal é permanecer sempre próximos dos pais em qualquer lugar, seja nas compras ou em um passeio. Lugares aglomerados aumentam a chance de perda e por isso é importante que os filhos sejam orientados a pedir ajuda caso se percam”, orienta o delegado.

Na Grande Vitória, a Delegacia de Pessoas Desaparecidas (DPD) deve ser acionada sempre que houver indícios de ocorrências de desaparecimento. A unidade fica localizada na Avenida Nossa Senhora da Penha, 2.290, Santa Luiza, Vitória. Nas demais cidades do Estado, as ocorrências devem ser registradas nas delegacias de cada município. A Polícia Militar também deve ser acionada, via 190.

Diálogo familiar pode evitar desaparecimentos

De acordo com o titular da Delegacia de Pessoas Desaparecidas (DPD) no período de janeiro a novembro de 2012, foram notificados 930 casos de pessoas desaparecidas. Desse total, 726 pessoas foram encontradas. Os casos envolvendo crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, somam 398 registros.

“Nosso índice de recuperação é alto. Também temos casos de pessoas que não retornam à delegacia para noticiar o aparecimento das vítimas. São muitos os motivos de desaparecimento e, geralmente, acontecem de forma voluntária. No caso de adolescentes, muitos são registrados por falta de diálogo e rigor da família, violência doméstica ou casos amorosos”, ressalta o delegado.

De acordo com o delegado, a aproximação com os filhos ajuda a evitar ocorrências nessa faixa etária. Dicas de como ter maior controle das amizades, tratar o filho com carinho e atenção e mostrar a preocupação com seu desenvolvimento gera uma relação de confiança.

“Conquistar a confiança do filho e orientá-lo para a vida é a maior dica. É melhor que eles confiem nos pais do que em falsos amigos na rua. Em ambientes saudáveis a probabilidade de desaparecimentos é, sem dúvida, menor”, disse Sérgio.

Fernanda Pontes - (27) 9728-8448

Natália Magalhães/Dalila Travaglia