Governo do Estado do Espírito Santo
20/02/2013 17h40 - Atualizado em 23/01/2017 20h26

Polícia Civil capacita 106 novos investigadores

 

 

 

Mais 106 novos investigadores de polícia estão sendo formados na Academia de Polícia (Acadepol). O início das aulas dos novos policiais aconteceu nessa segunda-feira (18).


De acordo com o diretor da Acadepol, delegado Heli Schimittel, a previsão para o término do curso de formação é julho.  Ele explicou a rotina dos novos policiais. “Esse grupo foi dividido em três turmas e possuem aulas pela manhã durante quatro horas. No período vespertino, os policiais-alunos fazem estágios nas diversas unidades da Polícia Civil da Grande Vitória”, contou Heli.


Com  carga horária de, aproximadamente, 500 horas, o curso de formação inclui matérias teóricas e práticas. Entre as disciplinas desenvolvidas em sala de aula estão Relações Interpessoais, Legislação Vigente, Planejamento e organização policial, Técnicas de investigação, Preservação e Valorização da Prova, Uso Diferenciado da Força, Direitos Humanos e Língua e Comunicação, Telecomunicações Policiais, Sistemas Informatizados e Cadastros Policiais, AFIS - Sistema de Impressão Digital, Saúde e Segurança no Trabalho, Preservação e Valorização da Prova, Uso Diferenciado da Força, Qualidade no Atendimento ao Cidadão e Gerenciamento de Crise. Já as aulas práticas são das disciplinas de Armamento e Tiro e Defesa Pessoal.


Algumas atividades extra- curriculares também estão sendo desenvolvidas como uma visita ao Mosteiro Zen Budista, que aconteceu na aula inaugural nessa segunda-feira (18).


Os policiais recém- nomeados fazem parte dos remanescentes do concurso público realizado em 1993 e que ganharam na justiça o direito de ingressarem nos quadros da Polícia Civil.

Trabalho
Os novos profissionais irão executar trabalhos de investigação e diligências policiais visando à elucidação de infrações penais; cumprir mandados de prisão e busca e apreensão; realizar investigações e sindicâncias para elucidar os crimes e descobrir os seus autores; coletar informações sobre atividades e fatos de natureza policial e de segurança; lavrar autos de resistência e executar intimações, e demais atividades.


Aumento do efetivo
Nessa segunda-feira (18), o Governo do Estado nomeou 25 investigadores de polícia que aguardavam na justiça o direito de ingressar na Polícia Civil. Em dezembro do ano passado, outros 78 investigadores foram nomeados. Em ambos os casos, os novos policiais foram aprovados em concurso público de 1993, que agora estão sendo capacitados na Academia de Polícia (Acadepol).
Em setembro de 2012, foi realizada a formatura de 89 delegados de polícia. Em julho, a Polícia Civil convocou 91 policiais investigadores, aprovados no concurso público de 1993. Já em junho, durante as comemorações do centenário da Polícia Técnico Científica do Espírito Santo, o governador Renato Casagrande nomeou 16 peritos papiloscópicos, reforçando assim o efetivo da perícia na Polícia Civil.

Em abril, foram nomeados 360 policiais civis, sendo 123 escrivães, 105 delegados, 69 peritos papiloscópicos, 26 auxiliares de perícia médico legal, 21 peritos criminais, 12 peritos criminais especiais e quatro médicos legistas. Além disso, em fevereiro deste ano foi realizada a formatura de 106 agentes de polícia.

No dia 01 dezembro de 2011, foram convocados 312 investigadores da Polícia Civil que atualmente estão trabalhando nas delegacias do interior e nas de Crimes Contra a Vida.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
imprensa.pc@pc.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard