Governo do Estado do Espírito Santo
01/07/2011 16h50 - Atualizado em 23/01/2017 17h21

Polícia Civil comemora Dia do Policial e entrega medalhas de homenagens

 

Em comemoração ao Dia do Policial Civil no Espírito Santo, o Conselho de Polícia realizou, nesta quinta-feira (30), uma solenidade com o objetivo de celebrar a data, comemorada oficialmente no dia 12 de junho. Durante o evento, foram homenageados policiais que se destacaram em suas atividades. A cerimônia foi realizada no Cerimonial Oásis, em Santa Lúcia, Vitória.

 



Trinta e nove policiais receberam a medalha de bronze por 10 anos de carreira, 21 policiais foram contemplados com a medalha de prata, pelos 20 anos trabalhados, e 14 policiais receberam a medalha de ouro por 30 anos de serviços prestados.

A celebração contou com a participação do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Henrique Herkenhoff, do subsecretário de Inteligência, Nilton Siqueira da Silva, do comandante da Polícia Militar, coronel Anselmo Lima, e dos membros da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, deputado Gilson Lopes e o deputado Da Vitória, entre outras autoridades.

O secretário de Segurança Pública, Henrique Herkenhoff, expressou sua confiança nas instituições que compõem as forças subordinadas da Secretaria de Segurança Pública. “Eu só assumi essa missão porque posso confiar nos policiais do Espírito Santo. Nós estamos falando de uma corporação que se porta magnificamente bem e, mais do que isso, a corporação que corta o mal pela raiz. E é por esse motivo, que a Polícia Civil merece nosso apoio e confiança”.

Vinte e três policiais indicados pelo chefe de polícia também foram homenageados por meio da Menção Honrosa. Durante a solenidade, 35 pessoas que colaboraram durante o ano com o trabalho da Polícia Civil receberam o diploma de Amigo da Polícia. Também receberam uma homenagem especial a delegada Neuza Glória dos Santos e o policial Luiz Cláudio Gazzoni.

Para o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio Júnior, a homenagem é importante para reflexão dos policiais. “Não fazemos nosso trabalho sem o esforço e dedicação dos nossos policiais, por isso devemos valorizar essa classe. São poucos os que não dão a vida para salvar outras pessoas. O policial civil tem a função principal de preservar a vida”, afirmou.

Para receber as homenagens, o Conselho de Polícia elenca pessoas que contribuem com a valorização e engrandecimento da instituição Policia Civil e da sociedade capixaba.  Os policiais foram homenageados por meio da entrega de medalhas, uma das formas mais importantes de prestar tributo aos servidores da Instituição.

Dia do Policial Civil

No dia 12 de junho é comemorado o Dia do Policial Civil no Espírito Santo. O dia foi conclamado em homenagem a Domingos José Martins, herói capixaba que participou como líder da Revolução Pernambucana e foi morto no dia 12 de junho de 1871, no Estado da Bahia.

O primeiro registro de criação da Polícia é de 1808, ano em que o Rio de Janeiro tornou-se Capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. A Polícia Civil no Brasil surgiu como ”Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil”. Suas atribuições na época eram controlar a entrada e a permanência de estrangeiros e regular a vida no Brasil. Em 1988, a nova Constituição da República consagrou as polícias civis como instituições constitucionais. No Espírito Santo há registros, datados de meados de 1820, que reportam ao exercício de polícia judiciária.

 

Confira Galeria de Fotos

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães e Silvana Sarmento
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
silvana.costa@pc.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard