Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (15) a progressão funcional de 365 policiais civis de diversos cargos. Ao todo são 207 investigadores, 58 agentes de polícia, 37 peritos, 24 escrivães, 20 delegados, 18 médicos legistas e um auxiliar de perícia médica.
As progressões acontecem horizontalmente na tabela de subsídios para cada cargo. A cada dois anos de serviço, os policiais progridem na tabela e vão para a coluna seguinte referente aos anos de trabalho prestados à instituição. A cada evolução os policiais também recebem aumento no subsídio.
As progressões e as promoções fazem parte do processo de reestruturação e valorização da carreira do policial civil. De acordo com o chefe de Polícia, Joel Lyrio, o sistema de progressão foi uma reivindicação dos policiais “O sistema pelo qual os policiais lutavam foi totalmente implementado e atendido plenamente agora”, ressaltou o chefe.
Ele acrescentou que todas as progressões e as promoções fazem parte do processo de atualização inicializado no ano passado. “Pretendemos fazer com que as promoções, que ficaram paradas por anos, sejam atualizadas sem trazer prejuízos aos policiais” declarou o chefe de polícia.
Outras progressões
Em junho do ano passado, 39 policiais civis também foram beneficiados com a progressão funcional. A solicitação foi feita pelo Chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio Junior, ao Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), José Eduardo Faria de Azevedo.
A autorização do benefício contemplou seis delegados, três escrivães, um agente e 29 investigadores. De acordo com o chefe de Polícia, este ato é um direito legítimo de todo policial. Ele ressaltou ainda que o processo de promoção das carreiras precisa ser uma rotina institucional e que o destravamento das carreiras através da melhoria da legislação é uma forma de motivação para que os policiais se sintam mais seguros e valorizados a medida que avançam funcionalmente.
No dia 22 de março deste ano, o chefe de Polícia Civil e o Secretário de Segurança Pública do Estado, Henrique Herkenhoff, assinaram o ato que proporcionou o pagamento de progressão de tabela para 146 policiais civis do Estado.
De acordo com o chefe de Polícia, a intenção é que a progressão de nível possa ser feito em todos os casos “Todos os servidores contam com um seguimento funcional, e esta assinatura, mostra a preocupação do Governo na valorização do profissional”, afirmou o delegado Joel Lyrio.
Promoções
No último dia 11 foi publicado no Diário Oficial a promoção de 25 escrivães de polícia. Todos os policiais contemplados estavam na primeira categoria e, a partir da promoção, passaram a integrar a segunda. Do total, doze escrivães foram promovidos por merecimento e os outros por antiguidade.
Em fevereiro, outros 27 policiais civis foram promovidos. Entre eles estão 12 delegados, 14 escrivães e um perito. Todos os delegados foram promovidos da categoria de Delegados de Polícia Substituto para Delegados de Polícia de primeira categoria, sendo seis por merecimento e os outros por antiguidade. Os escrivães promovidos passaram de Escrivães de Polícia de segunda categoria para terceira, sendo cinco promovidos por merecimento e nove por antiguidade. O perito bioquímico toxicologista passou de Acesso Aspirante para primeira categoria por antiguidade.
Para o Delegado Titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos, Jeremias dos Santos, um dos policiais beneficiados, relata que a ascensão profissional motiva a categoria. “Estimula o servidor a se qualificar, a melhorar o serviço prestado para a sociedade e ainda incentiva nas futuras promoções”, disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil - (27) 3137-9024
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 9728-8448
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
dalila.travaglia@pc.es.gov.br
fernanda.pontes@pc.es.gov.br