Governo do Estado do Espírito Santo
06/02/2014 16h42 - Atualizado em 25/06/2019 19h09

Polícia Civil conclui o processo promocional de 186 policiais

policiais civispoliciais civis Nesta quinta-feira (06), a Polícia Civil, por meio da sua Comissão Permanente de Promoção, divulgou no Diário Oficial (DIO) a lista com os nomes dos 186 policiais considerados aptos para a promoção. O processo faz parte do segundo ciclo promocional transitório.

Ao todo, 110 agentes de polícia, um delegado, um escrivão, um investigador de polícia, um médico legista, um perito bioquímico toxicologista e dois peritos criminais sairão da terceira categoria e passarão para a segunda.

Entre os aptos estão também 35 investigadores de polícia, 11 peritos papiloscópicos, dois peritos criminais, um delegado de polícia e um escrivão que serão promovidos para a categoria especial.

Além desses, outros 17 escrivães de polícia, um perito criminal e um perito criminal especial também foram aprovados pela Comissão e serão promovidos da segunda categoria para a primeira.

Outras promoções

O 1º Ciclo Promocional Transitório foi realizado em julho do ano passado e promoveu 854 policiais civis, contemplando todos os cargos. O maior número de promoções foi entre os investigadores que totalizou 400, sendo 141 promovidos da segunda categoria para a primeira e 259 para a categoria especial, atingindo o topo da função. Entre os 94 delegados de polícia promovidos, 13 saíram da terceira categoria e foram para a segunda, 37 foram para a primeira categoria, 44 subiram para a categoria especial.


Já entre os escrivães de polícia foram realizadas a promoção de 125 policiais, sendo 19 que subiram para a primeira categoria e 106 para a especial. No caso dos agentes de polícia, 109 foram beneficiados com a promoção, sendo 46 promovidos para a segunda categoria e 63 para a especial.


Entre os peritos foram 126 promovidos, divididos em: 14 peritos criminais promovidos de segunda categoria para primeira e outros 14 que saíram da primeira categoria para a especial; dois peritos criminais especiais promovidos para a primeira e a mesma quantidade promovida para a categoria especial; 12 peritos papiloscópicos para a primeira categoria e 70 para a especial; dez médicos legistas e dois fotógrafos criminais também foram promovidos para a categoria especial.


Lei complementar nº 657

A nova lei de promoções da Polícia Civil foi publicada no Diário Oficial do dia 21 de dezembro do ano passado. A Lei complementar nº 657 reestruturou as categorias de promoção dos policiais civis.


Foram extintas as categorias Acesso e Substituto e incluídas a categoria Especial para todos os cargos. A nova classificação ficou da seguinte maneira: categoria Especial, 1º categoria, 2º categoria e 3º categoria. A partir de agora, o ingresso nas carreiras da Polícia Civil se dará na 3º categoria.


Para ser promovido para a categoria imediatamente superior, os policiais deverão ter cinco anos de cumprimento do exercício ininterrupto do cargo e interstício na categoria. Além da conclusão de curso de aperfeiçoamento e comprovação de aptidão na avaliação de desempenho funcional ao final do período.


A exceção fica por conta dos policiais que foram nomeados até a data de publicação da lei nas categorias de acesso e substituto que concorrerão à primeira promoção no ciclo seguinte à conclusão do estágio probatório.


Progressões
Em dezembro do ano passado, foi publicada no Diário Oficial a lista de progressão funcional de 315 policiais civis. Entre os beneficiados estão delegados, escrivães, peritos, investigadores, agentes, médicos legistas e fotógrafos criminais.


A portaria n° 947-S que homologa as progressões foi assinada no último dia 19 pelo secretário de Estado de Gestão de Recursos Humanos (Seger), Pablo Rodnitzky. Avançaram horizontalmente na tabela de subsídios 117 investigadores de polícia, 92 agentes de polícia, 32 delegados de polícia, 29 escrivães, 26 peritos papiloscópicos, quatro auxiliares de perícia médico legal, quatro médicos legista, três peritos criminais, três peritos bioquímico toxicologista, três fotógrafos criminais e dois peritos criminais especiais.

 

 

A progressão funcional é realizada a cada dois anos de serviço, onde os policiais progridem na tabela e vão para a coluna seguinte referente aos anos de trabalho prestados à instituição. O policial recebe também aumento em seu subsídio de acordo com cada evolução.


No dia 22 de julho do ano passado , 355 policiais civis foram beneficiados com a progressão funcional. A portaria nº 533-S homologou as progressões de 208 investigadores de polícia, 71 agentes de polícia, 38 peritos papiloscópicos, 26 escrivães de polícia, cinco delegados de polícia, quatro médicos legistas, um auxiliar de perícia médica legal, um perito bioquímico toxicologista e um perito criminal.


Em outubro de 2012, foi autorizada a progressão funcional de 305 policiais civis que estão em exercício. Entre os beneficiados estão 86 escrivães, 67 delegados, 61 peritos, 36 investigadores, 26 agentes, 14 auxiliares de perícia médico legal, seis médicos legistas, quatro assistentes sociais, dois fotógrafos criminais, dois psicólogos e um perito bioquímico toxicologista.


Já no mês de maio, 365 policiais civis de diversos cargos receberam a progressão funcional. Foram 207 investigadores, 58 agentes de polícia, 37 peritos, 24 escrivães, 20 delegados, 18 médicos legistas e um auxiliar de perícia médica.


Em junho de 2011, 185 policiais civis também foram beneficiados com a progressão funcional. A solicitação foi feita pelo Chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio Junior. A autorização do benefício contemplou seis delegados, três escrivães, um agente e 29 investigadores.


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard