A Polícia Civil recebeu, recentemente, uma máquina de última geração que tem auxiliado a Superintendência de Polícia Tecnico-científica a identificar documentos falsos. O equipamento é o único do Brasil a ter uma versão mais moderna para a verificação de alterações documentais. Devido aos recursos oferecidos pelo equipamento, peritos que utilizam a máquina diariamente participam de um curso especial desenvolvido pela empresa inglesa Foster Freeman, fabricante do equipamento.
O curso está sendo ministrado pelo instrutor e criador do produto, Daniel Freeman. O treinamento, que tem carga horária de 16 horas, teve início na quinta-feira (04) e termina nesta sexta-feira (05), na Superintendência de Polícia Tecnico-científica.
“A máquina é essencial para verificação das alterações documentais porque nos fornece uma precisão de 100% nos exames executados”, disse a perito criminal especial que participa do curso, Clertes Helena Alves Baier.
A Máquina
Batizada com o nome ‘Comparador Espectral de Imagem de Vídeo com Microscópio Estereoscópico’, o aparelho realiza a verificação das características de fraudes de documentos oficiais, como carteira de identidade, papel moeda, dólar, registro de veículo, passaporte, ingresso, cheques, selos, cartão de credito, rasuras de documentos oficiais, fotografia, montagem, assinatura, entre outros.
A máquina possui espectros de luz que ao refletirem no documento identifica se o mesmo é falsificado ou não. Além disso, o aparelho tem um software que faz análises e cruzamentos de dados, resultando em uma combinação de informações. O equipamento representa o investimento de R$ 1 milhão.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
Tel.: (27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
imprensa.pc@pc.es.gov.br